10 alimentos que causam câncer e você não sabia

Foto: site Saúde ao seu alcance

A saúde do corpo humano está intimamente ligada aos alimentos que consumimos. É a famosa frase “você é o que você come”. E é justamente por seguirem uma dieta saudável e balanceada que tantas pessoas têm qualidade de vida e longevidade.

Entretanto, há aqueles alimentos que podem ser considerados verdadeiros inimigos da vida saudável e, ainda pior, podem até causar câncer. A maioria deles pode ser encontrada diariamente na mesa das pessoas, e os industrializados e processados estão entre os principais. Mas há aqueles que você nem desconfia que podem fazer mal a você e sua família.

Confira abaixo uma lista preparada pelo Ultra Curioso com os 10 alimentos que causam câncer e você não sabia. Daqui por diante, agora que você vai conhecer esses “vilões”, é melhor balancear e melhorar sua dieta.

1. Açúcar refinado

O açúcar refinado é considerado como um alimento cancerígeno pelos seguintes aspectos: ele crava os níveis de insulina no sangue e aumenta muito a glicemia.

Também “alimentam” mais as células do câncer, por ser de mais rápida e fácil absorção no organismo.

2. Pipoca de micro-ondas

Ela pode até ser saborosa, mas bem não faz. A pipoca de micro-ondas. O ácido perfluorooctanoic (PFOA), um composto também encontrado em objetos revestidos com Teflon, reveste o saco que envolve a pipoca. Tal substância pode ser perigosíssima para o ser humano, e pode sim causar um tumor. Além de a pipoca conter conservantes novicos como o  propilgalato ( que afetam o estômago e a pele).

3. Carne vermelha

A carne vermelha pode sim ser um agente cancerígeno. Segundo estudos da revista especializada PLoS Medicine, uma dieta rica em carne vermelha (62,5 gramas, ou um bife pequeno para cada 1 000 calorias) aumenta em 24% o risco de câncer colorretal.

Outros estudos apontam ainda que ela, a carne vermelha, pode ter influência sobre tumores de intestino, estômago, mama, próstata e bexiga. Por isso, é bom pegar leve com esse alimento.

4. Carnes processadas

De acordo com um estudo realizado pela Instituto Karolinska, na Suécia, comer carne processada, como bacon, presunto ou salsichas, pode causar câncer de pâncreas. O consumo de cerca de 50 gramas desse alimento (o equivalente a uma salsicha) aumenta as chances de desenvolver a doença em 19%.

É outro alimento que muita gente gosta mas o melhor é evitar ou não exagerar no consumo.

5. Refrigerante

O refrigerante é consenso entre os especialistas: é ruim para a saúde. Além disso, pode com certeza aumentar os riscos de se ter câncer.

A bebida, além de conter muito sal em forma de sódio, possui adoçantes associados ao aparecimento de câncer. O ciclamato de sódio, por exemplo, é proibido nos Estados Unidos, mas ainda é utilizado no Brasil, principalmente em refrigerantes “zero”.

6. Frutas com agrotóxicos

Os compostos químicos que acompanham a maior parte das frutas que ingerimos são altamente prejudiciais ao organismo, e podem auxiliar no aparecimento de câncer.

E o pior, é que não existe uma forma eficiente de limpar frutas, verduras e legumes dos agrotóxicos. Muitas vezes, esses conservantes são aplicados nas sementes e passam a fazer parte da composição do alimento.

7. A farinha refinada

A farinha refinada é um ingrediente comum em muitos alimentos processados. Seu excesso de hidratos de carbono é preocupante. O consumo regular desses está relacionado ao aumento de 220% dos casos de câncer de mama nas mulheres. Ao mesmo tempo, ao alto teor de índice glicêmico, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, algo que alimenta o crescimento de células cancerosas.

8. Óleo hidrogenado

Os óleos hidrogenados alteram a estrutura e flexibilidade das membranas celulares no corpo, o que pode levar a uma série de doenças debilitantes como o câncer. Alguns fabricantes estão parando de usar óleos hidrogenados e estão os substituindo por óleo de palma e de outras alternativas mais seguras, mas as gorduras trans ainda são amplamente utilizados em alimentos processados??.

9. Batata chips

As batatinhas chips são deliciosas e perigosas

Além de formarem acrilamina, elas trazem aromas artificiais, conservantes, corantes e muitas outras substâncias químicas em grande quantidade.

10. Adoçante artificial

O aspartame, utilizado nos adoçantes artificiais, é metabolizado no trato gastrointestinal, produzindo o metanol, uma substancia conhecida como carcinogênica, isso é, tem a capacidade de aumentar o risco do surgimento de câncer. Devido à produção de metanol, diversos estudos foram realizados em animais para tentar avaliar o risco do desenvolvimento da doença.

 

 

 

 

 

 

Espaço para anuncio ou banner

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*