O tripé: genética, nutrição e produtividade

Este é o tripé ideal para alcançar a eficiência na produção, a recompensa do investimento aplicado e a lucratividade tão desejada e possível.

É de muita importância, podendo até dizer essencial, a união destes três processos em uma atividade leiteira. É o desejo de todo pecuarista que dedica seus esforços na atividade leiteira, atingir durante anos de seleção uma genética apurada, unindo raças adaptadas ao clima e topografia. Durante todo este processo de seleção, a nutrição é essencial, devolver ao animal o que ele concedeu na forma de leite, repor as necessidades nutricionais originadas do ciclo produtivo e assim, atingir o ponto máximo de produção, equilibrando o animal. Desta forma não poderia ser diferente, a produtividade chega a seu ponto ideal, tornando a atividade leiteira viável e lucrativa.

 

Analisando estudos e pesquisas reais desta união de processos, concluímos que, deixar de fora algum destes itens compromete toda produção. Por isso, devemos aliar estes fatores, buscar a seleção, a nutrição, para produzir. O erro de alguns pecuaristas é aplicar uma boa nutrição em animais que geneticamente não possuem a capacidade de retribuir a esta nutrição, jogando fora o investimento, porque este animal não terá como produzir mais e isso irá comprometer a lucratividade.

Em minhas visitas a produtores de leite, constatei investimentos feitos de forma desnecessária, achando que ajudaria na evolução da produção e ao final não era essa a realidade, e assim estes diziam que a atividade não era boa, que apenas se colhe prejuízos, quando na verdade era investimento feito errado, devido a falta de informação. Como disse em edições anteriores, a atividade deverá ser considerada como uma empresa, e para tal, deve escolher muito bem as peças que compõem o ciclo produtivo. Nutrindo sua necessidade e assim a produtividade, a lucratividade com certeza aparece. Como ouvimos em ditados populares, mas instrutivos, é “malhar em ferro frio”, ou seja, muito esforço para pouquíssimo resultado. Portanto, devemos observar os detalhes, pois, eles fazem verdadeiramente a diferença.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui