Itabuna: Escola Grapiúna é avaliada no contexto dos Ciclos de Formação Humana

Respaldados na Proposta Político-Pedagógica da Escola Grapiúna, gestores, professores, coordenadores pedagógicos e pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participam nesta quarta e quinta-feira (dias 26 e 27) de um encontro para “Avaliação da Escola Grapiúna: Uma Reflexão Necessária”. Durante o evento, no Centro de Cultura Adonias Filho, será avaliado a trajetória dos Ciclos de Formação Humana (CFH), que norteia a organização educacional na rede desde 2002.

A programação consta de quatro colóquios onde serão expostos avanços, resultados e desafios em 10 anos de implantação do CFH, cujo objetivo é de promover o desenvolvimento integral dos educandos, a inclusão social e cultural, preparando o sujeito para o exercício da cidadania. Ao final, os educadores construirão, socializarão e sintetizarão proposições que serão executadas na perspectiva de superar os desafios impostos à Escola Grapiúna.

Para a secretária municipal da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, a avaliação se faz necessária em todas as instâncias que compõem um Sistema de Ensino, por configurar-se em processo que permite não somente lançar um olhar crítico sobre o caminho percorrido, mas vislumbrar possibilidades para o tempo presente. “Portanto, este encontro constitui-se em espaço de diálogo e proposições, acreditando que as discussões nele realizadas sejam profícuas no sentido de traçar coletivamente novos rumos da educação da rede municipal de ensino”, justifica.

Programação

Abrindo a programação na manhã desta quarta-feira, às 9h15min, a pedagoga Indaiara Célia da Silva abordará a “História da implantação dos Ciclos de Formação Humana no município de Itabuna”. Na sequência, a professora Geni Ettinger Campos Lima socializará com os participantes os resultados de sua pesquisa “Poder Público Municipal e Educação em Itabuna: do Ciclo Básico aos Ciclos de Formação Humana (1986-2008)”. À tarde, a partir das 14 horas, as professoras Rosenaide dos Reis Ramos e Tânia Maria Sampaio Dias também mostrarão dados da recente pesquisa “Dez anos de Ciclo de Formação Humana: o proposto, o realizado e novas perspectivas”.

Na quinta-feira, às 8h45min, o professor Daltron Maurício Ricaldes, da Secretaria da Educação do Mato Grosso, socializará com os educadores e pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Itabuna as experiências vivenciadas em seu Estado, a partir da implantação dos Ciclos de Formação Humana. No período da tarde, os participantes estarão divididos em grupos por segmentos – gestores, professores, coordenadores pedagógicos e pais de alunos – para a construção das proposições que, depois de socializadas e debatidas em plenária, serão sintetizadas e farão parte do documento final do encontro, que será encerrado com o pronunciamento da secretária Dinalva Melo.

 

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui