Teixeira: Violoncelista Peter Anderson é aprovado na Orquestra Juvenil da Bahia

Um clima de festa tomou conta de Teixeira de Freitas com a notícia da seleção de Washington Couto para a Orquestra Jo vem do Estado de São Paulo. Pelas redes sociais era o assunto mais comentado e curtido. A festa parecia que encerraria com o embarque do adolescente de 16 anos na noite da quinta-feira 02 de março. Porém, no final desta mesma manhã, o site do Núcleo de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia-NEOJIBA divulgou a lista de músicos que passaram na segunda etapa de seleção para integrar a Orquestra Juvenil da Bahia em 2017.

A lista dos que irão integrar em 2017 a Orquestra Juvenil da Bahia, principal formação do programa NEOJIBA que vem representando a Bahia e o Brasil no cenário erudito musical internacional tem o nome de Peter Anderson Almeida e Almeida, aluno de violoncelo do Orquestrando Futuros é mais um exemplo de que o trabalho com a música erudita vem transformando a realidade das crianças e adolescentes dos subúrbios de Teixeira de Freitas e dando destaque e projeção ao município e todo extremo sul baiano no cenário da música erudita brasileira e internacional.

Por telefone, Peter que já esta em Salvador, comentou da felicidade por ter sido selecionado, “isso é a realização de um sonho! Vejo que todo esforço e estudo deu resultado”. Peter contou que encontrou no maestro Orley Silva um grande incentivador. “Foi o maestro quem me convidou a participar das aulas do Orfs e estudar violoncelo. Me deu uma oportunidade que pretendo aproveitar ao máximo”.

Foto: ICED

Peter, que sempre chamou atenção pelo seu visual “estiloso”, era primeiro violoncelo da Orquestra Municipal 9 de Maio, formada principalmente pelos jovens que participam ou passaram pelo Orfs. A Orquestra, assim como o Programa Orquestrando Futuros-OrFs são frutos da parceria entre a Prefeitura de Teixeira de Freitas e o Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento-ICED, que permite aos estudantes da rede pública ter acesso a aulas de música erudita.

“Espero poder voltar a Teixeira e ajudar outras crianças a conseguirem uma oportunidade como a que estou tendo. Agradeço muito a todos do ICED, em especial ao maestro Orley”. Ressaltou Peter, que agora já se prepara para a extensa agenda de concertos e apresentações da Orquestra Juvenil da Bahia no Brasil e no Exterior. “…onde eu estiver vou levar o nome da minha cidade…”, finalizou Peter.

Orquestrando Futuros

Em 2013, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas deu início, ao então projeto, Orquestrando Futuros. O objetivo básico era a transformação. O público atendido é, prioritariamente, formado por estudantes da rede municipal. Desde seu lançamento o Programa cresce gradualmente, com polos implantados em bairros e distritos. O estudo de música nas modalidades orquestral e coral são o instrumento utilizado pelo governo municipal de Teixeira de Freitas para o desenvolvimento dos indivíduos, através da música para o desenvolvimento físico, intelectual, crítico, ético e social dos estudantes.

O Orfs, agora Programa, tem a chancela da Prefeitura e é desenvolvido pelo Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento-ICED, com a direção do maestro Orley Silva. As crianças e adolescentes, durante as aulas e ensaios semanais, trabalham componentes curriculares voltados para a formação técnica em música: morfologia musical, prática instrumental, canto coral e prática de conjunto.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Peter! Fico feliz com sua vitória. Fui sua professora no 1º ano Fund. I no Educandário Paz e Bem sei da sua determinação! Que orgulho pra Teixeira de Freitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui