Por que a Noruega é o país mais feliz do mundo?

Por que a Noruega é o país mais feliz do mundo?
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (30), as Nações Unidas divulgaram o relatório anual sobre a felicidade dos habitantes de 155 países. O Brasil ficou na 22º colocação, mas quem mais surpreendeu foi a Noruega, que “roubou” o topo do ranking, ultrapassando a Dinamarca. A lista ainda tem Islândia em 3º, Suíça em 4º e Finlândia em 5º.

Como você pode notar, praticamente todos os países nórdicos estão nas primeiras colocações – apenas a Suécia ficou em 10º. Por que será que isso acontece? A pesquisa é feita com 100 cidadãos de cada país, que precisam responder uma pergunta bem simples: “De 0 a 10, qual seu grau de satisfação pessoal neste exato momento?”.

Através da média das respostas, é possível chegar a um consenso sobre qual país conta com pessoas mais felizes. Também são considerados alguns fatores como PIB per capita, expectativa de vida, ausência de corrupção no governo, generosidade das pessoas, solidariedade e liberdade pessoal.

Os Estados Unidos, por exemplo, possuem o PIB superior aos países nórdicos, porém, ficou abaixo de todos eles no ranking, ocupando a 14ª colocação – 1 a menos do que no ano anterior. Isso mostra que os países nórdicos, entre eles a Noruega, possuem melhores qualificações em todos os outros quesitos, mostrando que dinheiro não é sinônimo de felicidade. O importante é viver em um lugar que respeite as liberdades pessoais, que tenha grande apoio social e que os políticos não sejam tão corruptos.

A saber, os piores colocados do ranking foram: Ruanda (151º lugar), Síria (152º), Tanzânia (153º), Burundi (154º) e República Centro-Africana (155º).

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui