Mais três postos de saúde serão entregues à população de Eunápolis nesta sexta-feira,31

Mais três postos de saúde serão entregues à população de Eunápolis nesta sexta-feira,31
Foto: Divulgação

O prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, e a secretária municipal de Saúde, Stela Souza, entregam à comunidade, nesta sexta-feira (31/03) a partir das 09h, as Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Sapucaeira, Alecrim II e Cajueiro. A reabertura oficial desses equipamentos contará com a presença do vice-prefeito, Flávio Baiôco; de outros secretários municipais; vereadores, funcionários da secretaria de Saúde do município; e representantes da comunidade.

Robério Oliveira disse que as unidades contam com espaço físico mais adequado. “Encontramos quase todos os postos de saúde fechados, reabrimos a maioria deles em fevereiro e agora entregamos mais três, o que vai proporcionar melhor assistência à população, tanto usuários como os trabalhadores do setor”. Concluiu.

A secretária Stela Souza explicou que não se trata de um ato de inauguração, mas uma solenidade de reabertura dessas unidades que ficaram muitos meses parados. ”Em janeiro priorizamos a recuperação das estruturas físicas, porque muitos postos foram inaugurados anteriormente, porém estavam sem energia elétrica, sem sistema de esgotamento sanitário e sem móveis”.

Atenção básica

“Os serviços prestados têm como enfoque a prevenção e a promoção da saúde da comunidade sob a área de abrangência de cada unidade, pois esta é a lógica da Estratégia de Saúde da Família”, como explica a superintendente da Atenção Básica à Saúde, Liziane Bonfim. Os serviços englobam atendimento das equipes de Saúde da Família e também equipe de saúde bucal.

Intensificar o atendimento

Por apresentarem características de atendimento não emergencial, os postos funcionam de segunda à sexta-feira, de 08h ao meio dia e das 14h às 17h, no entanto, nesta sexta-feira haverá uma intensificação do atendimento médico e odontológico a fim de cobrir a demanda reprimida referente ao período em que essas Unidades permaneceram fechadas.

Os Agentes de Saúde da Família vão realizar o cadastro de novos usuários para o Cartão SUS e orientando os pacientes para o mutirão de cirurgias eletivas, previsto para o próximo mês de abril.

Também vão estar presentes nessas três UBSs, as equipes da secretaria de Assistência Social realizando os cadastros do CAD-Único para o Bolsa Família, CRAS e PETI.

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui