Observação de aves une instituições em nova plataforma turística para o Sul da Bahia

Imagem: Divulgação

O projeto Observação de Aves – Costa do Descobrimento será lançado dia 4 de abril, no Senac de Porto Seguro-BA, a partir das 13h, em evento aberto ao público. Na ocasião, palestrantes reconhecidos em nível nacional e internacional abordarão o assunto sob a ótica do turismo sustentável, da educação ambiental e da ciência cidadã. A iniciativa é da Conservação Internacional (CI-Brasil), da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Estação Veracel, da RPPN Rio do Brasil, do Parque Nacional Pau Brasil e do Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, esses dois últimos administrados pelo ICMBio. O objetivo é promover a observação de aves na Costa do Descobrimento como estratégia de conservação ambiental e oportunidade de gerar negócios, tendo as unidades de conservação como espaços privilegiados para isso.

“A Bahia foi o começo de tudo e nós da CI-Brasil acreditamos que a região é estratégica para a conservação de um bioma tão explorado ao longo dos anos, como a Mata Atlântica. Atraindo turistas para práticas sustentáveis, apresentamos as belezas surpreendentes da região e estabelecemos parcerias estratégicas para a conservação”, explica Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da CI-Brasil. A CI-Brasil atua na região do extremo sul da Bahia há mais de 20 anos.

A observação de aves é uma atividade já consolidada em muitos países, gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos. Para se ter uma ideia do potencial de atração deste tema, nos Estados Unidos estima-se que existam 80 milhões de observadores de aves. Na Europa, três em cada 10 pessoas são observadores. Na rota das aves migratórias da Ásia para a Europa existem 10 milhões de observadores cadastrados e atuantes. No Brasil, é estimado um mercado de 30 mil de observadores e a atividade tem crescido nos últimos anos. Os praticantes buscam ambientes naturais para observar e fotografar as aves e seus registros muitas vezes são compartilhadas em plataformas colaborativas, como é o caso do WikiAves, maior plataforma do Brasil sobre o tema, divulgando e atraindo mais visitantes para as áreas de avistamento. Nesta primeira etapa do projeto acontecerão somente expedições para o completo mapeamento da atividade e estudo para abertura ao público.

Crejoá (Foto Priscila Sales)

Nestas quatro áreas de florestas protegidas, no sul da Bahia, já foram catalogadas mais de 200 espécies de aves, sendo algumas bem raras, como o beija-flor rabo-branco-de-margarette e o crejoá. Segundo Tiago Leão, chefe do Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades/ICMBio, este número aumentará significativamente a medida que novos observadores de Aves cheguem à região. “Temos fragmentos relevantes de Mata Atlântica em nossa região e uma biodiversidade riquíssima. Associando a isso toda a estrutura de turismo que hoje contempla o destino de sol e praia, poderemos gerar emprego e renda e ainda fortalecer as estratégias de conservação do bioma. Experiências já bem sucedidas estão nos inspirando”, completa Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel.

Neste mesmo evento será lançado o livro “Abrolhos: Terra e Mar”, fruto de uma expedição realizada pela Miramundos, que desbravou as unidades de conservação da região entre a foz do Rio Doce e a foz do Rio Jequitinhonha, em uma área total de 95.000 km2. A produção livro é da editora Bambalaio com supervisão de conteúdo da Conservação Internacional.

 

Arranjo institucional do projeto – juntos por um turismo inclusivo e sustentável

Os objetivos desta parceria são: consolidar as quatro unidades de conservação – RPPN Estação Veracel, RPPN Rio do Brasil, Parque Nacional do Pau Brasil e Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades – como demonstrações da viabilidade e relevância do segmento de observação de aves no Brasil; engajar e oferecer oportunidades de treinamento e atividades educativas para as comunidades do entorno dessas unidades de conservação, realçando o potencial do segmento de observação de aves para a geração de trabalho e renda e para a educação ambiental de moradores e visitantes; além de elaborar uma estratégia para a promoção do segmento de observação de aves na região, influenciando outras unidades de conservação, o trade turístico regional, gestores públicos e potenciais investidores.

 

Imersão na natureza

O projeto tem ainda forte apelo educacional, onde escolas do município farão parte de um processo de engajamento ambiental por meio da observação de aves. As instituições parceiras sabem da importância de trabalhar como nossos jovens para que o futuro das aves e da mata atlânticas fiquem em boas mãos.

Observar aves é muito mais que ir para a mata e ver pássaros, é um experiência completa de imersão na natureza e de respeito com a vida, a partir do momento que nós passamos a conhecer e respeitar a fragilidade da nossa biodiversidade. O observador de aves além de ter o prazer de interagir com a natureza também ganha em saúde. Hoje diversos estudos de universidade mundo à fora, comprovam a eficácia da observação de aves para a prevenção de doenças e redução do stress.

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui