Ambientalistas de Itamaraju dão continuidade à ações na Lagoa do Jacaré

Lagoa do Jacaré – Equipe

Após denúncia nas redes sociais sobre o descarte de assessórios de computadores nos arredores da Lagoa do Jacaré, em Itamaraju, o grupo ambiental Rosa dos Ventos realizou mobilização no local, a fim de recolher o lixo eletrônico. O trabalho teve a participação de outras entidades que atuam em defesa do meio ambiente.

Segundo moradores próximos à lagoa, é constante o despejo de lixo no local, o que causa danos à nascente. “As pessoas deveriam se conscientizar de que a Lagoa do jacaré é um local de preservação, mas muitos não ligam para isso e só contribuem para a sua degradação”, comentou Norberto Leal, graduado em Gestão Ambiental e membro do Rosa dos Ventos.

Ao contrário dos que causam poluição à lagoa e sua adjacências, uma moradora da Rua Borba Gato, em frente à nascente, relatou que ela dá continuidade ao trabalho de sua mãe, já falecida, “que era apaixonada pela lagoa e pelos jacarés que ali convivem e que lutava por sua preservação”.

“O sonho de minha mãe era ver a lagoa recuperada e preservada. Fazendo sua parte, todos os dias ela cuidava da área e alimentava os jacarés e os peixes, mas ela veio a falecer sem, que esse sonho tornasse realidade. Mas nós estamos seguindo o seu exemplo e contribuindo para o bem-estar da lagoa”, observou.

Além de recolher o lixo, a equipe de voluntários fez o replantio de mudas de árvores que foram destruídas por animais. Na oportunidade, o grupo realizou um trabalho de conscientização ambiental junto aos moradores próximos à Lagoa do Jacaré.

“Como parte dessa conscientização, fizemos a distribuição de panfleto com dicas de conservação ambiental e fomos bem recepcionados por todas as pessoas”, disse Vinícius Almeida, militante do PEN de Itamaraju, que também participou das ações.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui