Começou a entrega de repelentes às grávidas do município de Alcobaça

Começou a entrega de repelentes às grávidas do município de Alcobaça
Foto: Ascom

Grávidas cadastradas no Programa Bolsa Família do município de Alcobaça começaram a receber repelentes para ajudar na prevenção de doenças, sobretudo, aquelas provocadas pelo mosquito Aedes Eegypty (causador da dengue, zika e chikungunya).

O primeiro lote foi entregue nesta sexta-feira (07), numa ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social. O encontro, que reuniu gestantes residentes na sede do município, contou com palestras de técnico de saúde e enfermeiro, abordando os riscos do nascimento de crianças com microcefalia, além de outras tantas doenças conhecidas.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Ariane Forattini, a próxima entrega será realizada nos distritos e nas comunidades rurais alcobacenses. “O mapeamento das gestantes está sendo realizado através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e das Equipes de Saúde da Família (ESF)”, afirmou.

Começou a entrega de repelentes às grávidas do município de Alcobaça
Foto: Ascom

Os repelentes são utilizados para espantar os mosquitos, ajudando a diminuir os riscos de doenças. Entre os anos de 2015 e 2016 o Ministério da Saúde registrou em todo o país mais de 10 mil casos de crianças nascidas com alterações no crescimento e desenvolvimento, provocadas por infecção do vírus zika. Neste período, foram concedidos quase 2 mil Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com microcefalia.

Para o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, além do impacto financeiro, as sequelas na vida das pessoas diminuem a qualidade como eles vivem. “Nossa filosofia de trabalho é que a prevenção é sempre o melhor remédio. Justamente por isso, estamos implementando e realizando diversas ações para garantir que um número cada vez menor de pessoas fiquem doentes e, se ocorrer, que tenham acesso ao melhor serviço possível no Sistema Público de Saúde (SUS)”, argumentou.

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui