Mutirão gratuito contra glaucoma e catarata será realizado em Alcobaça

Imagem: Divulgação

Já começou o cadastro dos pacientes da rede pública de Alcobaça com perfil e sintomas de doenças nos olhos. O cadastramento está sendo realizado pelas Equipes de Saúde da Família (ESF).

No dia 09 de maio, todos os pacientes do cadastro serão consultados e examinados. Para participar das consultas, basta comparecer nesta data, nos horários entre 8h às 12h e 14h às 18h, portando original e a cópia da identidade, comprovante de residência e o cartão do SUS.

Segundo o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, o objetivo é diagnosticar o glaucoma. “Essa é uma doença silenciosa que pode levar à cegueira. Além do trabalho para garantir o atendimento de urgência e emergência, consideramos fundamental ações como essa, que visam a prevenção”, destaca.

O GLAUCOMA – É um tipo de lesão e se refere a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis do nervo óptico, parte do sistema ocular responsável por carregar as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. O paciente com glaucoma enxerga como se existisse uma névoa ou se olhasse através de um objeto embaçado.

A Organização Mundial de Saúde estima que 10% dos casos de glaucoma terminem seus dias de vida em completa cegueira. A doença é ocasionada pelo dano no nervo óptico devido ao aumento da pressão nos olhos. Os casos mais comuns ocorrem com pacientes acima de 40 anos de idade. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.

Serviço:

Mutirão de Glaucoma

Data: 09 de maio (terça-feira)

Local: ESF1 (Alcobaça)

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui