Apresentação da Paixão de Cristo reuniu grande público em Itabela

Apresentação da Paixão de Cristo reuniu grande público em Itabela
Foto: Clérison de Oliveira

A Sexta-feira Santa, 14, foi emocionante em Itabela com “A Paixão de Cristo” a maior apresentação ao ar livre do Extremo Sul da Bahia. O evento que teve total apoio da Prefeitura Municipal de Itabela foi gratuito e superou as expectativas previstas ao público que compareceu e lotou o Estádio Manzolão.

O prefeito Luciano Francisqueto e a primeira-dama e secretária da Assistência Social, Kamily Vieira, o vice-prefeito Gedalvo Matos, Secretários e Assessores prestigiaram a encenação da Paixão de Cristo.

A peça bíblica, do gênero teatro épico, dirigida por Rai Alves, contou com a participação de mais de 150 atores em cena e 20 pessoas que formaram a equipe técnica: direção, produção de cenografia, figurinos, efeitos de luz e som.

A peça retratou a Paixão de Jesus cristo, em grande medida de acordo com os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João do Novo Testamento.

Após a apresentação, o prefeito parabenizou o empenho e a organização de todos. “Fiquei muito contente com essa apresentação, tive a oportunidade de contracenar por um momento. Realmente nos faz vivenciar o dia da morte de Jesus e os dias que precederam até sua ressurreição”, declarou.

Segundo o diretor de cultura, Tayllan Araújo, “as medidas tomadas anteriormente foram importantes para que o espetáculo transcorresse tudo como planejado”. O espetáculo reuniu todas as religiões.

Apresentação da Paixão de Cristo reuniu grande público em Itabela
Foto: Clérison de Oliveira

A peça abrange principalmente às 12 horas finais da vida de Jesus, começando com a agonia no jardim de Getsêmani, a insônia e agravo da Virgem Maria, mas terminando com sua ressurreição.

São vários os momentos do espetáculo que chamaram a atenção do público que compareceu. Um dos momentos da peça foi em Getsêmani quando Jesus é tentado por Satanás, enquanto os seus apóstolos Pedro, Tiago e João estão dormindo. Satanás apareceu em forma humana, dizendo: “Não é certo para um homem morrer por seus pecados”.

Outro momento que chamou a atenção do público que compareceu foi quando depois de receber trinta moedas de prata, um dos outros apóstolo de Jesus, Judas, se aproxima com os guardas do templo e trai Jesus com um beijo na face. Enquanto os guardas se movem para prender Jesus, Pedro corta a orelha de Malco, mas Jesus cura o ouvido.

Como os apóstolos fogem, os guardas do templo prendem Jesus e o levam durante a viagem para o Sinédrio. João diz a Maria e Maria Madalena da prisão enquanto Pedro segue Jesus à distância. Caifás detém julgamento sobre a objeção de alguns dos outros sacerdotes, que são expulsos do tribunal. Quando questionado por Caifás se ele é o filho de Deus, e Jesus responde: “Eu sou”, Caifás fica horrorizado e rasga suas vestes, e Jesus é condenado à morte por blasfêmia. Pedro, que secretamente assiste, é confrontado e três vezes nega conhecer Jesus, mas depois foge chorando, depois de lembrar o que Jesus havia predito.

Apresentação da Paixão de Cristo reuniu grande público em Itabela
Foto: Clérison de Oliveira

Caifás leva Jesus a Pôncio Pilatos para ser condenado à morte, mas depois de questionar Jesus e encontrar nenhuma falha nele, Pilatos manda Jesus à corte de Herodes, para a decisão sobre Jesus. Depois de Jesus ser novamente absolvido e devolvido, Pilatos oferece a multidão que ele vai castigar Jesus e, em seguida, irá libertá-lo. Ele, então, tenta libertar Jesus dando ao povo uma opção de libertar Jesus ou o violento criminoso Barrabás. Para sua consternação, a multidão exige ter Barrabás liberto e Jesus morto. Em uma tentativa de apaziguar a multidão, Pilatos ordena que ele fosse punido, mas não morto. Jesus é brutalmente açoitado e zombado com uma coroa de espinhos por seus guardas. No entanto, Caifás, com o apoio das multidões, continua a exigir que Jesus seja crucificado, e Barrabás liberado. Pilatos lava as mãos e, relutantemente, ordena a crucificação de Jesus.

Jesus é então crucificado. Como ele pende da cruz, Jesus reza o perdão para aqueles que fizeram isso com ele e redime um criminoso crucificado ao seu lado. O tempo sobrenaturalmente muda após isso (fogos especiais são atirados ao ar). Ao bradar Jesus ao céu “Pai, em Tuas mãos entrego o meu Espírito” e morre!

Por fim, Jesus Cristo; o criminoso e o violento criminoso Barrabás são descidos da cruz. Jesus é abraçado por sua mãe e amigos. No final, Jesus aparece no alto ressuscitado dos mortos.

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui