39º Aniversário de criação da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro

Na manhã do dia 20 de abril de 2017, a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro, DelPSeguro, foi agraciada com uma missa em ação de graças em suas dependências, ministrada pelo Bispo de Eunápolis, Dom José Edson Santana Oliveira. Além da Cerimônia Religiosa, a DelPSeguro, também, comemorou seu aniversário com uma Cerimônia Militar.

Durante a missa em Ação de Graças o Bispo proferiu palavras de entusiasmo e amizade para com a Marinha, estreitando os laços fraternos, Dom José Edson abençoou as embarcações e viaturas da Delegacia, que muito contribuíram para a sociedade marítima e ribeirinha de sua área jurisdicional. Durante a Cerimônia Militar todos entoaram o Hino Nacional Brasileiro, o Delegado da Capitania dos Portos em Porto Seguro, André Teixeira de Sousa, exprimiu, por meio de sua Ordem do Dia, toda a satisfação, esmero e altruísmo com que a Delegacia, ao longo dos seus 39 anos, demonstra pela sociedade sul baiana.

A Prefeita da cidade de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e o Prefeito da cidade de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Silva Santos Júnior, abrilhantaram o evento com suas mui digníssimas presenças, dentre muitas autoridades civis e militares que prestigiaram as Cerimônias Religiosa e Militar.

                HISTÓRICO

DATA DE CRIAÇÃO:

20 de abril de 1978.

ORIGEM:

Foi originada a partir da Agência da Capitania do Portos em Belmonte, que iniciou a presença da Marinha do Brasil no extremo Sul da Bahia no dia 12 de março de 1919. Após o período de 59 anos naquele município, a Marinha do Brasil achou por bem desativá-la e estabelecer-se em Porto Seguro. Permaneceu como Agência até o ano de 2012, quando foi elevada à categoria de Delegacia, em razão do crescimento da comunidade marítima na região.

ATUAÇÃO:

Compreende 25 municípios, dos quais 8 estão ligados à extensa faixa litorânea de 350 quilômetros entre os municípios de Belmonte até Mucuri, compreendendo assim a Costa do Descobrimento, Costa das Baleias e Costa Dourada. Possui desde 2016 outros quatro municípios ribeirinhos de Minas Gerais, localizados no Vale do Jequitinhonha, atuando em Salto da Divisa, Jacinto, Jequitinhonha e Itaobim.

MISSÃO PRINCIPAL:

Executar a fiscalização de embarcações, em especial as de esporte e recreio, embarcações de passageiros e embarcações de pesca, zelando pelo cumprimento das determinações das Normas da Autoridade Marinha e aplicação da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. Realiza cursos de Ensino Profissional Marítimo para comunidade marítima e promove ações de Busca e Salvamento nos sinistros com embarcações que possam ocorrer em toda área de atuação. Realiza palestras de orientação em Marinha e Clubes Náuticos e em Colônias de Pescadores, com foco na adoção de medidas que contribuam com a diminuição de incêndios e demais acidentes com embarcações. Promove a Delegacia Itinerante com oferta de serviços voltados para documentações de embarcações e documentos de aquaviários nos municípios mais afastados, evitando o deslocamento de pessoas até o município de Porto Seguro. Direciona suas ações em prol da Salvaguarda da Vida Humana no mar e rios, Segurança do Tráfego Aquaviário e Prevenção da Poluição Hídrica.

MISSÃO SECUNDÁRIA:

Atendendo às determinações do escalão superior pode auxiliar em campanhas de prevenção de combate ao Aedes Aegypti, Defesa Civil ou outras demandas que possam surgir.

Pode executar ações de cooperação com órgão da segurança pública e de meio ambiente.

Comparece em escolas públicas e particulares divulgando possibilidade de ingresso na Marinha do Brasil e concurso de redação Cisne Branco.

LEMA:

MAR SEGURO ONDE O BRASIL COMEÇOU.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui