Governador participa de homenagem ao Patrono da PM

Governador participa de homenagem ao Patrono da PM
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O reconhecimento do esforço e da qualidade dos serviços prestados por policiais militares e por autoridades civis foi marcado pela solenidade que o Comando Geral da Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (19), na Vila Militar do Bonfim, em homenagem ao patrono da PM, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.

O governador Rui Costa acompanhou a entrega da medalha de Mérito Policial Militar a 50 autoridades civis e militares, de 59 medalhas Marechal Argolo Visconde de Itaparica e ainda do Diploma de Destaque Operacional a 44 policiais militares que atuaram nas operações de repressão a assaltos a bancos de Irecê e Boa Nova, no interior da Bahia.

Governador participa de homenagem ao Patrono da PM
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Segundo Rui, “a medalha é um reconhecimento à dedicação e ao trabalho dos profissionais que têm a função de defender a sociedade. É uma homenagem a esta instituição que caminha para 200 anos”. O governador disse que os servidores trabalham duro esperando receber o reconhecimento da sociedade e da instituição. “Estes policiais são merecedores desta homenagem que é a medalha de Tiradentes, uma tradição das corporações militares do Brasil”.

O sargento Miguel Arcanjo, homenageado com as medalhas Marechal Argolo e Visconde de Itaparica, afirma que o reconhecimento pelo trabalho é a melhor das homenagens. “Essas medalhas representam muito pra gente, mais até do que uma bonificação. Elevam nossa autoestima, é muito emocionante. Ser agraciado com uma medalha dessas é tudo de bom”, comemorou.

Governador participa de homenagem ao Patrono da PM
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Rui destacou que a Polícia Militar da Bahia é uma das mais experientes, com maior competência em diversas áreas, inclusive no policiamento de grandes eventos. “A PM baiana se capacitou, nós temos o Grupamento Aéreo no interior, inauguramos recentemente o de Barreiras, aumentamos as companhias especializadas em várias regiões do estado, então a PM ganhou presença nos quatro cantos da Bahia. A próxima unidade do Graer que vamos inaugurar será em Lençóis, na Chapada Diamantina”.

O governador falou também do treinamento dos policiais. “Hoje temos homens treinados, bem capacitados a exemplo do Batalhão do Bope que reagiu fortemente em vários episódios recentes na Bahia, como em Bom Jesus da Lapa e em Irecê, mostrando que a nossa polícia agirá sempre com muita energia quando a nossa sociedade for ameaçada”.

Governador participa de homenagem ao Patrono da PM
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Outro destaque, segundo o governador, é o policiamento comunitário. “Temos uma experiência larga e bons resultados no policiamento comunitário, que é um trabalho junto à sociedade, junto aos adolescentes e jovens, reduzindo drasticamente a violência em todas as regiões onde as bases comunitárias estão implantadas. Isso prova que o trabalho comunitário associado a uma ação mais dura contra os criminosos vai garantindo a força do Estado e a paz para a sociedade”.

A estudante Rafaela Melo, que planeja seguir a carreira militar profissionalmente, vê na profissão a possibilidade de mudar a sociedade. “Eu tenho certeza de que podemos mudar muita coisa. Desde já, nós aprendemos sobre disciplina, respeitar a hierarquia. É uma carreira bonita, poder cuidar da sociedade. É uma vontade que eu tenho desde o berço”, conta a estudante.

Governador participa de homenagem ao Patrono da PM
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Participaram da solenidade também o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, os secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, de Comunicação André Curvello, oficiais e praças da corporação, convidados civis e militares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui