Gratuito: Porto Seguro recebe primeiro concerto de orquestras regionais

A primeira das cinco apresentações das Orquestras acontece no dia 22 de abril, às 19h30, no Centro Histórico

Porto Seguro – Caravana 2015

Em comemoração aos seus 10 anos, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o projeto das Caravanas Pedagógicas, uma grande ação no interior do estado, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Entre as atividades, o município de Porto Seguro recebe nos dias 21 e 22 de abril os concertos do trio de percussão MultiFaces e da Orquestra Regional da Costa do Descobrimento, respectivamente, no Centro de Cultura e Centro Histórico. A entrada é franca.

Esta é a primeira apresentação de Orquestra Regionais do projeto. No total, serão cinco, cada concerto e orquestra vinculados a um Território de Identidade diferente: Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. Participam desta primeira apresentação cerca de 100 crianças e jovens músicos do Ecoar Bahia, do Projeto Musicart e do Núcleo Trancoso do NEOJIBA, de Porto Seguro, do IASA – Ambiente Musical, de Santa Cruz Cabrália, e da Filarmônica Lyra Popular, de Belmonte, grupos que juntos formam a Orquestra Regional do Descobrimento.

Com a realização de oficinas de técnica instrumental e prática orquestral, lutheria, ensaios e concertos, o projeto das Caravanas Pedagógicas contempla diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos sociais e musicais, sediados em 30 municípios baianos. Gratuitas, as atividades são ministradas por jovens multiplicadores e profissionais da equipe pedagógica e do Atelier Escola Lutheria (AEL) do NEOJIBA. Até outubro 2017, será realizado um total de 42 visitas para cidades do interior baiano, além de 12 apresentações públicas. O projeto contempla também formação temporária de uma Orquestra Infantil da Bahia, que contará com a participação de crianças e adolescentes de todo o Estado.

Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. Em Porto Seguro, conta também com o apoio do Ecoar Bahia, da Filarmônica Lyra Popular, do IASA, do Núcleo Trancoso do NEOJIBA, do Projeto Musicart e da Prefeitura Municipal.

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Serviço

Concerto do trio de percussão MultiFaces

21 de abril (sexta-feira), 20h, Centro de Cultura, em Porto Seguro

Concerto da Orquestra Regional da Costa do Descobrimento

Formada por integrantes do Ecoar Bahia, do Projeto Musicart e do Núcleo Trancoso do NEOJIBA (Porto Seguro), do IASA – Ambiente Musical (de Santa Cruz Cabrália) e da Filarmônica Lyra Popular (de Belmonte).

22 de abril (sábado), 19h30, Centro Histórico, em Porto Seguro

26 de abril (quarta), 20h, Praça do Cruzeiro, em Santa Cruz Cabrália

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui