Liberdade, santidade e identidade!

“Jesus respondeu: Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.” (João 8.34)

Somos todos pecadores, mas entendemos muito pouco de pecado. Ignoramos o quanto o pecado rouba nossa liberdade e corrompe nossa identidade. Quanto menos aceitamos ou entendemos o significado de ser pecador, menores chances temos contra o pecado. Restringir o pecado a alguns atos pecaminosos, não percebendo a amplitude de suas implicações, também é muito ruim para nós. Há pecados cujas consequências são mais sérias que outros. Mas também são muito fáceis de serem vistos como pecados. Há um grande perigo naqueles que se encaixam em nossa vida e nem de longe nos fazem sentir pecadores. Eles comprometem seriamente nossa espiritualidade.

A verdade é que, muito mais que algumas práticas que claramente nos pareçam erradas, pecado é qualquer atitude, pensamento, palavra, intenção ou ato sobre os quais Deus diga: não concordo! Pecado é tudo que está em dissonância com Deus. Por outro lado, santidade é a prática de tudo que leva à consonância com Deus e sua vontade. A condição existencial humana é marcada pelo pecado. Porém, pela graça de Cristo, pecadores podem crescer em santidade e experimentarem a restauração de sua liberdade e de sua identidade.

É pela fé e comunhão com Deus por meio de Cristo Jesus que somos levados de volta para Deus e podemos crescer em santidade. Em Cristo somos envolvidos pelos propósitos de Deus. Somos influenciados pelo Espírito Santo, que nos convida à consonância com a vontade divina. Sob o cuidado de Deus somos  regenerados para as obras para as quais fomos criados. Obras que honram o Criador e fazem bem a nós e ao nosso próximo.  É assim que conheceremos a verdadeira liberdade que somente os filhos de Deus desfrutam. Uma liberdade fruto da santidade. E é assim que nos tornamos nós mesmos, verdadeiramente! Identidade.

ucs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui