Secretário da Educação aborda fortalecimento do eixo pedagógico nas escolas do Extremo Sul

Reunião no Núcleo Territorial de Educação de Teixeira de Freitas – Foto: Suâmi Dias

O fortalecimento do eixo pedagógico das escolas estaduais e o apoio a municípios para o desenvolvimento de projetos educacionais em regime de colaboração com o Estado foram assuntos tratados, nesta terça-feira (18), pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, com a comunidade escolar e gestores municipais, neste segundo dia de visitas a escolas no Extremo Sul.

Em Medeiros Neto (869 km de Salvador), Pinheiro visitou o Colégio Estadual Deolisano Rodrigues de Souza, quando foi recebido pela diretora Solivânia Borges. Na oportunidade, o secretário também esteve com a prefeita Jadina Paiva Silva, discutindo questões como a oferta do Ensino Médio e a implantação de projetos como as escolas culturais e o Mais Educação, que ampliam os tempos e espaços de permanência dos estudantes nas escolas, mediante a oferta de atividades complementares como arte, esporte e cultura.

“A visão de valorizar o eixo pedagógico nas escolas proporciona que desenvolvamos um currículo completo de aprendizado, com a ampla inclusão da Ciência, da Arte, da Inovação e do Empreendedorismo”, afirmou Pinheiro, ao fazer uma avaliação destes dois dias de agenda no Extremo Sul, onde também passou pelas cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Prado e Alcobaça. “Esta aproximação da Secretaria com os gestores escolares e municipais é fundamental porque temos que pensar na Educação como um todo”, destacou.

Em Teixeira de Freitas (809 km de Salvador), na sede do Núcleo Territorial de Educação do Estado (NTE 7), Pinheiro esteve com o vice-prefeito Fernando Jardim e o secretário da Educação João Paulo Lima, ambos da cidade de Mucuri (905 km de Salvador), para tratar de melhorias na Educação municipal. A oferta de projetos como o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) foi uma das questões abordadas. Graças à tecnologia do EMITEC, salas de aula são instaladas em áreas remotas da Bahia, com conteúdo pedagógico especialmente preparado por professores da rede estadual, garantindo que estudantes possam fazer e concluir o Ensino Médio com a vantagem de estarem perto de casa.

Na sede do NTE 7, Pinheiro também se reuniu com o diretor geral do Colégio da Política Militar Anísio Teixeira, major Raimundo César Magalhães. O secretário está acompanhado pelo chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, Jeandro Ribeiro, pelo superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio, pelo coordenador de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação, José Barreto Bittencourt, e por Aurélio Pires, coordenador Executivo de Infraestrutura da Rede Física da Secretaria da Educação do Estado.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui