Secretário de Governo propõe o CEASA em Jequié

Foto: Secom/PMJ

O município de Jequié possui grande potencial na área do agronegócio. Por estar inserido numa zona de transição climática, a diversificação da produção aponta para um cenário propício para novos investimentos no setor, que poderá mudar a face da economia regional. Entretanto, não basta produzir ou incentivar a produção sem que haja uma política de escoamento e comercialização da produção rural. Diante deste diagnóstico econômico e visando criar possibilidades que amplifiquem a produção agrícola da região de Jequié, o secretário de Governo, Jorge Galvão, foi a Brasília e esteve em audiência, nesta quarta-feira, 19, com o procurador geral da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Daniel Ivo Odon.

A Conab é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é considerada estratégica para o setor agrícola no Brasil e que tem como uma das metas o aumento substancial do número de produtores rurais atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos, (PAA), que faz a compra diretamente dos pequenos produtores rurais, incentivando ainda mais a cadeia produtiva na região.

Durante o encontro, o secretário de Governo de Jequié, Jorge Galvão, apresentou a proposta de parceria entre o município e a CONAB, para implantação de um Centro de Abastecimento de Alimentos, o CEASA, em Jequié. Ficou acertado também que membros da Conab viriam em maio para uma visita técnica e levantamento de dados.
Se a parceria for efetivada, quem sai ganhando são os produtores e comerciantes, pois isso criaria uma maior aproximação com o mercado, facilitaria operações financeiras e bancárias, melhoraria a qualidade do produto, abriria acesso a novas tecnologias e tendências de mercado e ampliaria a visibilidade dos pequenos produtores da zona rural de Jequié, abrindo-lhes novos mercados no estado.

“Temos um grande potencial de produção agrícola e isso precisa ser melhor explorado. São pequenos produtores rurais que têm a experiência de se tornarem melhores naquilo que fazem. Vamos tentar ajudá-los! O município não pode perder as oportunidades que têm para voltar a ser o eixo de desenvolvimento da região. Estamos focados neste projeto. Juntamente com todos os secretários municipais, estamos indo em todas as frentes possíveis para alavancar Jequié de volta ao seu lugar de destaque.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui