Pacientes de Eunápolis começam a ser operados neste domingo, 23 de abril

Pacientes de Eunápolis começam a ser operados neste domingo, 23 de abril
Foto: Secom

A etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas realizada em Eunápolis, na Praça da Bandeira, nos dias 18, 19 e 29 de abril, habilitou 336 pacientes para os procedimentos cirúrgicos, sendo 138 para colecistectomia videolaparoscópica (vesícula); 22 para hérnia epigástrica; 57 de hérnia inguinal; 59 de hérnia umbilical e mais 60 mulheres que farão a histerectomia total (retirada do útero).

Foram 438 pessoas cadastradas, mas nem todas estão aptos, como explica o médico Rider Cedro. “Qualquer cirurgia exige uma avaliação do estado geral do pacientes e os exames pré-operatórios podem comprovar os principais fatores de riscos cirúrgicos, com a presença de anemia, inflamações, obesidade ou outros fatores que impedem o procedimento, por isso nem todos os cadastros foram aprovados”. Frisou.

Pacientes com cadastros não aprovados devem retornar às Unidades Básicas de Saúde do município para novo acompanhamento médico.

PROCEDIMENTOS

Foto: Secom

As cirurgias vão ser realizadas no Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. O primeiro paciente de Eunápolis a ser operado é Rafael Roldi, que há mais de um ano sofre de uma hérnia inguinal. O procedimento dele está marcado para este domingo (23/04) às 7h.

“No primeiro dia apenas 12 pacientes serão operados. A partir do segundo dia serão 20 cirurgias diariamente”, conforme informou o coordenador do programa estadual Saúde sem Fronteiras, Deleon Francisco. “Todos os pacientes que estão sendo direcionados pelo mutirão vão ter o problema resolvido. Para isso a equipe de cirurgiões, todos de Salvador, poderá permanecer na região por mais de 30 dias”, completou.

REVISÃO MÉDICA

A secretária municipal de Saúde, Stela Souza, visitou as instalações do HDLEM, em Porto Seguro, acompanhada da diretora da unidade, Ana Kécia. Ela explicou que o município de Eunápolis vai disponibilizar o transporte para ida de volta dos pacientes. “A revisão médica será feita aqui mesmo em Eunápolis, no Hospital Regional, graças à parceria do prefeito Robério Oliveira com o governador Rui Costa. Tudo isso para proporcionar maior comodidade ao paciente”. Concluiu Stela Souza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui