Programação cultural e recreativa anima 3ª dia da Semana do Descobrimento

A programação especial da Semana do Descobrimento continuou na Cidade Histórica nesta sexta-feira, 21, com vários atrativos.

Muitas cores e criativas pipas tomaram conta do céu num verdadeiro festival, onde mais de 150 pipas foram confeccionadas e doadas. Vinícius Figueiredo, de 7 anos, veio pela primeira vez ao evento junto com os colegas de futebol. “Já aprendi a empinar pipa e a minha é aquela mais alta”, disse, exibindo sua performance. A programação infantil ainda contou com oficina de desenho e pintura, brinquedos e atividades recreativas.

Quem visitou o circuito também pôde saborear delícias típicas da cozinha baiana, através da mostra gastronômica montada num charmoso complexo de estandes decorados conforme casario estilo colonial. Cocada, chocolate caseiro, acarajé, tapioca, caldos e até pratos gourmet foram apresentados. Outra ação interessante é a Exposição Estética Pataxó que ilustra do histórico ao contemporâneo, pinturas, vestuário e costumes indígenas.

Música e dança

A Bamups iniciou a programação artística com apresentação de uma verdadeira viagem à MPB. Também abrilhantou esta tarde a apresentação do Baianarte, com 20 bailarinas, homenageando os indígenas, a natureza e a história do Descobrimento do Brasil, através do espetáculo Fundo do Mar, um paraíso submerso. Além disso, o grupo Corpo Seguro de Dança levou os visitantes a entrar no ritmo do forró, relembrar a lambada e ensaiar os passos da contagiante lambazouk. Música na Cidade Histórica ainda envolveu apresentação de artistas locais e, nesta noite, o show foi com Samba “Incasa”.

A projeção mapeada na fachada do templo da Igreja Nossa Senhora da Pena exibindo imagens que remetem à história do Brasil, fauna e flora, além de símbolos e fotos indígenas também encantou o público.

História e cultura

“Neste terceiro dia, já temos uma resposta positiva do público, que compareceu em grande número”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Richards Alves, destacando que a ideia é valorizar a Cidade Histórica que é um lugar único e singular, importante para todo o País.

A prefeita Cláudia Oliveira acompanhou as apresentações na companhia de vários secretários municipais, lideranças políticas e pessoas da comunidade. Ela enfatiza que é um privilégio usufruir deste espaço com cenário fiel à história brasileira e de uma beleza tão generosa para a realização de eventos culturais e recreativos. “Nossa preocupação é a valorização de nossa cultura e história ao mesmo tempo em que propomos ações esportivas e recreativas num espaço de convivência especial como este”, afirmou.

A Semana do Descobrimento é uma realização do Porto Seguro Convention & Visitor’s Bureau, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria de Turismo da Bahia, através da Bahiatursa, com o apoio do IPHAN, ABIH – Regional Extremo Sul da Bahia, ACEPS (Associação Comercial de Porto Seguro), Congrega Bahia e Ondas Praia Resort.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui