Discípulos são servos

“Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.” (João 13.3-4)

Talvez não haja qualquer outro ensino nos Evangelhos, no que diz respeito ao caráter requerido dos discípulos de Jesus, nenhum outro ensino mais enfatizado do que o ensino sobre servir. Não fica qualquer dúvida sobre o fato de que seguir a Jesus nos levará a um coração de servo. A altivez, a arrogância e a prepotência, tão facilmente produzidas pelo pecado em nós, são uma antítese ao discipulado. Assim como a timidez (no sentido de insegurança), o encolhimento e a baixa autoestima. E essas coisas ficam claras no texto bíblico de hoje. Todas as coisas estavam debaixo do poder de Jesus. E então Ele se levanta da mesa e age, consciente e voluntariamente, como um servo, como um escravo, literalmente.

O Evangelho de Jesus nos cura e liberta do pecado e seus efeitos. Uma cura e libertação que começa com a justificação, o que nos coloca em comunhão com Deus, e prossegue com a santificação. O que confundimos facilmente é a santificação. A justificação exige nossa fé (Rm 5.1), a santificação, a submissão de nossa vontade, de nosso querer, e o aprendizado de novas perspectivas. A justificação nos leva à paz com Deus e a santificação à paz conosco mesmo e com o próximo. Pois a santificação é o aperfeiçoamento de nosso caráter, tornando-nos apropriados para relacionamentos.

A ideia que criamos da santificação, a partir de nossas práticas religiosas, é muito mais o que poderíamos chamar de conformação ou enquadramento. O santo, religiosamente falando, é o cumpridor de regras e doutrinas. A santificação, fruto da ação do Espírito Santo, pode envolver algumas regras e doutrinas de nossa religião, na medida em que ela esteja alinhada com o caráter de Deus. Todavia, ser santo é uma questão de caráter, é ser amável, é ser livre e perdoado, é ser  humilde e servo. Discípulos de Jesus são servos. Servem por amor. Servem para honrar a Cristo. Servem para tornarem-se semelhantes ao Mestre. E, enquanto servem, são santificados.

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui