A grandeza de servir

“Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.” (João 13.5)

Jesus lavou os pés dos discípulos. Como você imagina que o fez? Imagino que tenha sido da maneira como eu deveria fazer todas as coisas que faço. Ele o fez com amor e por amor. Os discípulos estavam sempre discutindo entre si quem deles seria o mais importante. Essa era uma conversa comum entre eles e Jesus sabia disso. Com essa atitude eles jamais seriam discípulos daquele que, sendo o Senhor de tudo, fez-se servo de todos. Estavam no caminho contrário, não seriam felizes e jamais conheceriam o verdadeiro sentido da vida.

Jesus amou seus discípulos e os serviu. Ele o fez, não para lhes ensinar um ritual, mas para que aprendessem um princípio. Como a Oração do Pai Nosso não era para substituir a oração pessoal, mas para orientá-la, lavar os pés não inaugurava uma cerimônia, mas chamava à compreensão de como são as coisas no Reino. No Reino de Deus a grandeza está na humildade. Mais felicidade há em dar que em receber, em servir que ser servido. Vivemos num mundo que ignora essa perspectiva e associamos nosso valor ao poder e a posses. Como estamos errados! E pessoas movidas pela necessidade de afirmar a si mesmas podem ser  muito perigosas.

Imagino a cena e ela me parece imensamente poderosa: Jesus lavando os pés de cada discípulo. Cuidadosa e calmamente. Amorosa e gentilmente. Paulo descreveu o caráter de Jesus em Filipenses 2, versos 5 a 11 e nos convidou a ter a mesma atitude de Jesus. Ele era Deus e se fez homem. Senhor e se fez servo. Não somos Deus e nem Senhores. Somos pecadores e temos sido perdoados graciosamente. Precisamos manter os olhos em nosso Mestre. O veremos servindo, sempre. Ficaremos chocados com Sua humildade. Que razões justificam nosso orgulho, nossa mania de grandeza? Que escolhamos servir e, servindo, aprendamos a ser humildes e alcancemos a grandeza de seguirmos os passos do Filho de Deus.

ucs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui