Crer e compreender

“Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, vais lavar os meus pés? Respondeu Jesus: Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá.” (João 13.6-7)

A experiência cristã, a vida a partir dos valores do Reino de Deus, não admitem conclusões rápidas. Apressados não se dão muito bem! A intensidade de nossas emoções, que nos levam a pensar que “já chegamos lá”, podem nos iludir. Pedro acha estranha a atitude de Jesus de lavar seus pés e dos seus colegas. Ele e os demais apóstolos constantemente se envolviam em discussões sobre quem deles seria o maior, o mais importante. É claro que todos concordavam que Jesus era o maior de todos. Para eles, ser o maior implicava em ser servido pelos demais e ter direitos que os outros não tinham. Pois é assim que são as coisas no reino dos homens! É como naturalmente eu e você pensamos.

Mas eles estavam envolvidos no Reino de Deus e as coisas deveriam ser diferentes. Mesmo vivendo no reino dos homens, eles deveriam aprender a viver pelos valores do Reino de Deus. Este é um dos desafios da fé cristã: vivermos como cidadãos de um outro reino, do Reino de Deus. Podemos ter informações sobre esses valores eternos, mas compreende-los ao ponto de perceber o quanto nos fazem bem e cooperam para nosso significado existencial pode levar tempo. Pedro não estava entendendo a atitude de Jesus, e o Mestre sabia que apenas com o tempo ele poderia entender. Mais tarde ele entenderia.

Há quanto tempo você foi alcançado pela mensagem do Evangelho? Você não entenderá tudo rapidamente. Mas será estranho se, com o tempo, permanecer não compreendendo o sentido da nova vida com Cristo! Tudo nessa nova vida começa pela fé e não pela compreensão, e leva-nos à uma nova visão da vida, à uma renovação da nossa mente (Rm 12.1-2). Amar o inimigo, servir em lugar de esperar que nos sirvam, perdoar com generosidade, praticar o dizimo mesmo tendo um orçamento apertado e tantas outras coisas podem não fazer muito sentido a princípio. Mais tarde, porém, perceberemos claramente que fazem muito sentido. Pela fé, submeta-se. Crer nos levará a compreender!

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui