Festival Gastronômico de Itacaré realizou oficina para chefs e cozinheiros

Festival Gastronômico de Itacaré realizou oficina para chefs e cozinheiros
Foto: Ascom

Os preparativos para o IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, promovido pela Prefeitura Municipal, já começaram e nesta terça-feira, dia (25), na Cozinha do Projeto Instituto Capim Santo,  no Centro Cultural Porto de Trás, foi realizada a Oficina Gastronômica com os chefs Paulo Pinto e Júnior França. Com o tema “Gastronomia de Raiz”, a oficina foi destinada aos chefs e cozinheiros dos 30 estabelecimentos inscritos no Festival Gastronômico de Itacaré. São os Sabores de Itacaré tomando forma através dos produtos da agricultura familiar.

De acordo com o secretário de Turismo, Júlio Oliveira, as inscrições foram fechadas dentro da meta prevista de 30 Estabelecimentos participantes na 4ª Edição do Festival e a proposta da oficina teve como objetivo  orientar os estabelecimentos para elaboração de pratos usando pelo menos dois ingredientes da agricultura familiar local. Como parte da oficina foi realizada aula teórica apresentando os produtos da agricultura familiar e prática ensinando os chefs e cozinheiros como utilizar e como apresentar o prato participante do Festival em uma das categorias: Prato Principal, Petisco, Lanche, Sobremesa e Drinque.

O IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré acontecerá no período de 13 a 23 de julho, atraindo para a cidade milhares de turistas. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou que o Festival Gastronômico é um evento importante para a cidade, não somente para atrair turistas durante os dias da festa, mas também para mostrar os produtos e serviços e consolidar o município cada vez mais como um dos principais destinos turísticos da Bahia. Ele também destacou o quanto tem sido importante para a cidade o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré e explicou que a ideia é promover os temperos, cheiros e sabores típicos da região, projetando o melhor da gastronomia local e a sua identidade.

Festival Gastronômico de Itacaré realizou oficina para chefs e cozinheiros
Foto: Ascom

O IV Festival Sindicato Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, com o patrocínio da Bahiatursa e da Secretaria Estadual de Turismo do Governo da Bahia. O evento conta com o apoio do Intermunicipal de Hospedagens e Alimentação de Itacaré (SPHA), do grupo Viva Itacaré, SENAC e SEBRAE, além de vários outros órgãos e segmentos comprometidos com o desenvolvimento da gastronomia e turismo de Itacaré.

Pratos apresentados durante a Oficina pelos Chefs Junior França e Paulo Pinto:

 PRATOS DO CHEF PAULO PINTO:

PRATO PRINCIPAL –  SUPREMA DE FRANGO : Frango recheado com cheddar, grelhado e flambado no rum acompanhado com mamão verde e manga refogada no gengibre e arroz com açafrão da terra e alho.

LANCHE  – TROPICAL BURGUER: Pão de azeite de dendê recheado com blend de carnes nobres acompanhado com ovo, queijo, abacaxi desidratado, rúcula e maionese caseira defumada com alho.

SOBREMESA – DOCE DE MAMÃO VERDE EM CALDA: Doce de mamão feito em calda com canela, cravo da Índia,  pimenta do reino em grão acompanhado com queijo da região.

PRATOS DO CHEF JUNIOR FRANÇA:

PRATO PRINCIPAL  – ATUM SELADO: Tornedor de atum selado ao molho de ervas acompanhado com creme de aipim e confitado de abóbora.

PRATO PRINCIPAL  – FILÉ DE CAVALA À CAMBOINHA: Filé de cavala grelhado com tomilho guarnecido de guacamole e mix de folhas.

PETISCO – COXINHA DE ASA AO PORTO DE TRÁS: Coxinha de asa aromatizada com ervas acompanhada com maionese caseira à base de batata doce e pepino com molho tártaro.

SALADA  – SALADA CAMPESTRE: Mix de folhas com legumes crus.

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui