O caminho do discipulado

“Disse Pedro: Não; nunca lavarás os meus pés. Jesus respondeu: Se eu não os lavar, você não terá parte comigo.” (João 13.8)

Estaria Jesus condicionando a permanência do Pedro no colégio apostólico ao fato de aceitar que seus pés fossem lavados? Claro que não! O preço do discipulado é de outra natureza e não se resume a algum rito, seja ele qual for. Não é o batismo que faz o cristão! Jesus disse que, se alguém quisesse segui-lo, deveria negar a si mesmo, diariamente aceitar o desafio de carregar a sua cruz e segui-lo (Lc 9.23). Era disso que Jesus estava falando. Pedro, como os demais apóstolos, estavam no começo do processo. O discipulado cristão exige tempo e muitas mudanças. Muito mais do que fazer coisas, ser discípulo envolve transformações pelas quais passamos. Mudança em nossa mente e em nossas perspectivas.

Jesus estava falando disso! Pedro só poderia ser parte do ministério de Jesus se compreendesse que Seu Mestre era Servo. Se compreendesse que o maior, o Senhor de todos, era alguém que se oferecia como servo de todos. Somente assim Pedro poderia acertar no caminho de seguir o Mestre. “Pedro, se você quer me seguir, seja servo de seus irmãos!” Jesus estava ensinado sobre discipulado. Pedro e os demais precisavam saber o que se esperava deles. Certa vez Jesus disse aos discípulos: “Vocês não sabem de que espécies de espírito são” (Lc 9.55). Isso foi dito a Tiago e a João, mas aplicava-se a todos. Aplica-se também a nós. E se não deixarmos Jesus lavar os nossos pés, jamais saberemos!

Ser discípulo de Jesus é ser filho de uma graça incompreensível, de um amor imerecido. Ser discípulo de Jesus exige deixar-se constranger por essa graça e esse amor. Ser discípulo é banhar-se nesse mar de misericórdia e então ter incontáveis motivos para abandonar a presunção e o orgulho que nos afastam de servir uns aos outros e nos fazem competidores e não cooperadores. Se eu não estender meus pés e corar de vergonha vendo Jesus humildemente lavando-os, continuarei procurando ser o maior, o mais importante, e errarei o caminho do discipulado.

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui