Prefeitura de Medeiros Neto realiza mutirão do glaucoma

O Governo Municipal de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, realizou nesta quarta-feira (26) o primeiro mutirão de combate ao glaucoma de 2017, que aconteceu no auditório da Loja Maçônica Acácia do Extremo Sul, começando as 8h da manhã e se estendendo até as 15:30, para atender a demanda do município. O objetivo da Prefeitura e da Secretaria de Saúde é combater essa doença silenciosa, que é capaz de causar muitos distúrbios visuais, inclusive à cegueira, através da identificação precoce.

Qualquer pessoa poderia participar do exame na ocasião do mutirão, para tanto, foi necessário que estivesse munidas de RG (original e cópia), CPF (original e cópia), cartão do SUS (original e cópia) e comprovante de residência (original e cópia). De acordo com os dados da regulação da Secretaria de Saúde, 35 pacientes foram diagnosticados com glaucoma e 12 tiveram suspeita de ter a doença.  Todos os procedimentos necessários foram feitos para que o oftalmologista tivesse o diagnóstico preciso de glaucoma, como exames de alta precisão, para detectar falhas no campo de visão central e periférica do paciente; medição da pressão interna do globo ocular; avaliação das estruturas do fundo do olho, como vasos, retina e nervo óptico em área central.

Em entrevista, a Prefeita Jadina Paiva Silva e o Secretário de Saúde, Alex Serapião, falaram sobre as parcerias e a realização do mutirão:

“Essa parceria não é só com o Governo Federal e Estadual, essa parceria é com secretário de saúde do estado, secretário de saúde municipal, com a câmara de vereadores, pois, todos juntos, somos muito mais. Esse mutirão do glaucoma foi com muita luta que a gente conseguiu, e pode ter certeza que outros virão, de catarata, de cirurgias eletivas. Como eu sempre digo: em primeiro lugar vem a saúde, porque a gente sabe que a pessoa humilde ela necessita muito da saúde e ás vezes não tem como se deslocar de Medeiros neto. Não vou medir esforços pra que seja uma saúde diferente, minha prioridade é a saúde de Medeiros neto; o povo é minha prioridade”, falou a prefeita.

“Hoje estamos felizes com a realização desse mutirão do glaucoma aqui em Medeiros Neto, onde foram atendidas cerca de 350 pessoas, que estão sendo beneficiadas com as consultas e também com o tratamento. Queremos manter essa assistência do Instituto ISOB aqui no município e, daqui a três meses, eu tenho certeza que o mutirão estará retornando para fazer as revisões e assistir novamente a população, em relação as patologias oculares, cuja inclusão pelo sus é difícil. Nós não queremos tirar o nosso paciente daqui do município para mandar para outros lugares para fazer este tipo de tratamento; nós viabilizamos o atendimento até o município trazendo conforto comodidade e inclusão. Isso é uma conquista da Secretaria de Saúde, é mais uma vitória da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e da prefeita Jadina”, disse o secretário responsável pela pasta da Saúde, Alex Serapião.

Os casos diagnosticados com alguma anormalidade relacionada ao glaucoma, receberam acompanhamento oftalmológico e, gratuitamente, um colírio especial que ajuda no tratamento. O mutirão do glaucoma é mais uma ação de prevenção à saúde, realizada pelo Executivo Municipal, em parceria com o Governo do Estado da Bahia.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui