Verdadeiramente felizes!

“Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13.17)

O capítulo 13 de João narra o ato de Jesus lavar os pés de seus discípulos e Seu ensino sobre servir. É muito forte esse texto. Imagino a cena: o último discípulo tendo seus pés lavados e todos em profundo silêncio, perplexos. Por que Jesus estava fazendo aquilo? Calmamente então o Mestre se recompõe e volta ao seu lugar à mesa. Olha-os e então diz: “Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.” (João 13.13-14) Não era algo que pudesse ser esquecido facilmente!

Para nós é mais fácil esquecer. Afinal, apenas lemos sobre o que aconteceu! Porém Jesus disse que uma das obras do Espírito Santo seria nos fazer lembrar das coisas que Ele disse (Jo 14.26). E o Espírito Santo não esquece o que deve nos lembrar! Acho difícil que, submissos a Ele, não sejamos levados a nos lembrar de que somos servos e não senhores. Acho difícil que Ele não nos repreenda quando agimos com orgulho e presunção. É contraditório dizer que estamos seguindo o Mestre e não crescer na humildade, no serviço e na mansidão. Mesmo os mais difíceis e altivos dos seres humanos mudam, ser verdadeiramente seguem o Mestre.

Jesus terminou aquele ensino falando sobre felicidade. Seremos felizes se aprendermos a ser como Jesus. Orgulhosos e prepotentes podem rir alto, mas não são felizes! E não são porque estão em contradição com o coração de Deus e tudo que está em contradição com Deus é apenas uma ilusão. Pode parecer riqueza, mas é pobreza. Pode parecer vitória, mas é derrota. Pode parecer felicidade, mas é tristeza! Crer no Evangelho é seguir a Jesus, ainda que a passos lentos e vacilantes. É ser lembrado pelo Espírito Santo sobre quem se deve ser. E à medida que nos submetemos, somos felizes. Verdadeiramente felizes!

ucs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui