51% não acreditam que corrupção diminui após Operação Lava Jato

51% não acreditam que corrupção diminui após Operação Lava Jato
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

São Paulo – Para 51% do eleitorado brasileiro, a corrupção no país não vai diminuir após o fim da Operação Lava Jato.

De acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (4) pelo jornal Folha de S. Paulo, 44% dos entrevistados acreditam que o cenário continuará na mesma proporção e 7% creem que a prática aumentará.

Por outro lado, 45% afirmam que a incidência do crime deve reduzir.

A pesquisa também identificou que entre os mais jovens, a percepção de que a corrupção permanecerá igual é maior: foram 50% dos entrevistados na faixa de 16 a 24 anos.

No grupo das pessoas com mais de 60 anos, no entanto, a opinião não é a mesma – apenas 36% dizem que o cenário continuará na mesma proporção.

O grupo dos brasileiros mais ricos é maioria entre os que apostam na hipótese de que a corrupção vai diminuir, chegando a 54% dos entrevistados que recebem mais de R$ 9,4 mil mensais.

A pesquisa realizada pelo Datafolha ouviu 2.781 pessoas em 172 municípios brasileiros entre os dias 26 e 27 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Três anos de operação

A maior investigação contra corrupção e lavagem de dinheiro do país, a Operação Lava Jato, completou três anos no dia 17 de março.

Em março de 2014, o juiz federal Sérgio Moro se tornou o responsável por conduzir as investigações contra organizações criminosas. Em abril do mesmo ano, o Ministério Público Federal (MPF) integrou o grupo de trabalho ao oferecer a primeira denúncia envolvendo o imenso esquema criminoso na Petrobras.

De lá para cá, a força-tarefa de Curitiba conseguiu recuperar mais de R$ 10 bilhões aos cofres públicos.

Segundo os procuradores da Lava Jato, ainda há muito a ser feito: “Este país não pode mais ser refém. Temos de acabar com o crime organizado. Precisamos fazer mais. Eu preciso fazer mais. É preciso ir além”, afirmou o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, membro da operação, durante palestra realizada na Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui