Cabrália: Secretaria de Saúde inicia monitoramento e mapeamento aéreo em combate ao Aedes Aegypti

Cabrália: Secretaria de Saúde inicia monitoramento e mapeamento aéreo em combate ao Aedes AegyptiFoto: Gutemberg Stolze

O combate ao mosquito Aedes Aegypti deve ser constante, a prevenção e conscientização é a arma mais eficaz e pode salvar vidas. Pensando nisso o prefeito Agnelo Santos, autorizou o monitoramento e mapeamento aéreo de todo o município, a ação visa conscientizar a população, detectar e eliminar focos do mosquito, bem como identificar e tampar caixas d´Água sem tampas.

“Este projeto irá percorrer todo o município, desde a sede, Coroa Vermelha, Santo André, Santo Antônio, Guaiu, Ponto Central, Lulão, Vila Orádina e comunidades rurais, ao final da captação das imagens teremos um diagnóstico completo de todo o território municipal, com este banco de dados, nossas ações não só contra o Aedes, mais de todas as demandas de saúde serão mais eficazes”, declarou Márcia Quaresma.

A captação de imagens aéreas que começou pelo Assentamento Lulão e comunidades rurais próximas, já no primeiro dia, a equipe de trabalho, acompanhada por um agente Comunitário de Saúde identificou algumas caixas d´Água sem tampas. Todos os locais com caixas sem tampas receberão uma equipe da secretaria de saúde que irá tampar o reservatório de água e conscientizar o morador.

Aedes aegypti – Como eliminar focos?

1 – Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.

2 – Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.

3 – Embale para recolhimento todas as garrafas pet e de vidro vazias que não for usar. As garrafas de vidro não descartadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em local coberto.

4 – Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

5 – Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.

6 – Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

7 – Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

8 – Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios.

9 – Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.

10 – Manter bem tampados tonéis e barris de água.

11 – Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.

12 – Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.

13 – Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

14 – Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui