Prefeitura de Medeiros Neto realizará “DIA D”, da Campanha de Vacinação contra a gripe, no próximo sábado (20)

 

Prefeitura de Medeiros Neto realizará “DIA D”, da Campanha de Vacinação contra a gripe, no próximo sábado (20)
Divulgação

Por conta da realização da triagem do Mutirão de Cirurgias, que aconteceu nos últimos 13 e 14 de maio, a Prefeitura de Medeiros Neto, por meio de sua Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, estrará realizando o “DIA D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, neste sábado, dia 20 de maio, em todas as Unidades de Saúde do município, que estarão abertas das 08 às 17 horas.

A Campanha tem por objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações, decorrentes das infecções pelo vírus da gripe na população alvo. Mais de 54 milhões de pessoas, dos grupos prioritários, devem ser vacinadas em todo Brasil. Este ano, professores passam a fazer parte do público-alvo.

Conheça os grupos prioritários para a vacinação:

– Crianças de 06 meses a menores de 05 anos;

– Gestantes;

– Mulheres até 45 dias após o parto;

– Trabalhadores da Saúde;

– Idosos acima de 60 anos;

– Professores da rede pública ou privada que estiverem em atividade;

– Pessoas com doenças crônicas, desde que comprovadas através de Laudo Médico.

Neste sábado, todas as Unidades de Saúde estarão disponibilizando a vacina e as pessoas pertencentes aos grupos prioritários deverão comparecer à sua Unidade, levando os Cartões de Vacina.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe, devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Vacinar é prevenir. Você não pode faltar.

Coordenação de Vigilância Epidemiológica
Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Medeiros Neto – Governo: do POVO para o POVO

Serviço: “DIA D” da Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Data: 20 de maio, próximo sábado.

Local: Em todas as Unidades de Saúde do Município
Horário: Das 08 às 17 horas

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui