Reconciliação

“Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.” (2 Coríntios 5.19)

A vida terrena de Jesus e seu sacrifício na cruz jamais poderão ser completamente compreendidos por nós! São tantos mistérios, tantos pontos que nos são obscuros! Num mundo de pecadores viveu um ser humano perfeito, que jamais pecou. Num mundo de pessoas cegas para Deus, viveu o Deus-Homem, para quem em momento algum as ilusões desta vida prevaleceram. Quem poderia compreendê-lo sendo tão diferente de todos? Como poderíamos interpretar o significado de sua vida, morte e ressurreição? Nós, que nos confundimos quanto ao nosso e nos perdemos na falta de propósito? Paulo, ajudado pelo Espírito Santo, resumiu tudo para nós.

A vida de Jesus em todos os seus aspectos era Deus reconciliando consigo o mundo. Estabelecendo eternamente o caminho da salvação de pecadores. Ele verdadeiramente levou sobre si as nossas transgressões e aceitou sobre si o castigo de que éramos merecedores, como afirmou o profeta Isaías. Facilmente nos desviamos de Deus, somos tardios na fé e agimos em contradição à vontade de Deus, que nos criou. O orgulho, a presunção, a maldade, a inveja, o descontrole no apego ao dinheiro, na experiência com a comida e a bebida, a dificuldade de amar e perdoar e a facilidade de odiar e nos vingar… há muitas provas contra nós! Mas Jesus veio nos trazer perdão. Veio nos dizer que somos amados pelo Pai!

Não lançar em conta os nossos pecados anuncia a graça. Uma graça que não foi de graça. Custou a vinda de Cristo e sua morte na cruz. Por isso Jesus não é um entre outros, mas único! Só Ele é Salvador e somente Ele deve ser Senhor de nossas vidas. É por meio dele que podemos ter comunhão com o Pai e com o Espírito Santo. Porque é Ele quem nos faz dignos por meio de Sua dignidade. E justos, por sua justiça. Como escreveu Paulo em Romanos, “justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso a essa graça e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” (Rm 5.1-2) E se essa reconciliação nos alcançou, somos agora portadores dessa mensagem. Não deixe de comunica-la a outros!

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui