Embaixadores

“Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (2 Coríntios 5.20)

Um embaixador é alguém que representa seu país em outro. Não apenas isso: é o mais importante representante, cuja categoria hierárquica é a mais importante na representação diplomática de um estado junto a outro. Como poderíamos entender a aplicação desse substantivo conforme Paulo o faz aqui? Deus nos ama e por isso Jesus veio a nós. Morreu por nós recebendo em si nossas culpas e pecados. Pela fé em Cristo somos perdoados e reconciliados com Deus. Paulo diz que isso nos faz uma nova pessoa. Isso nos recria – somos uma nova criação em andamento!

Uma nova pessoa porque vamos começar a rever tudo. Ver tudo sob novos critérios e perspectivas. Sobretudo, vamos ser ajudados a compreender que o que existe de mais elevado e importante na vida é amar a Deus e ao próximo. A Deus mais que a tudo mais e ao próximo como a nós mesmos! Com decisão de Deus em nos alcançar e a nossa de busca-lo, somos envolvidos numa nova dinâmica de vida e experimentamos os propósitos de Deus, descobrimos uma nova cultura que cabe em qualquer cultura: a cultura do Reino de Deus. Ela tem ética e valores próprios. A fé em Cristo nos faz embaixadores desse novo mundo, dessa nova vida! Desse Reino que nos alcançou.

E aí podemos falar de Cristo e em nome de Cristo a outros. Podemos agir de tal forma que Cristo “aparece” para o outro! Nossas credenciais: amor, alegria, paz, paciência, bondade, mansidão, fé, domínio próprio (Gl 5.22-23). Somos falhos, somos pecadores, mas podemos viver vidas melhores cada dia. Podemos ser aperfeiçoados. Por causa de Cristo, somos adequados: somos exemplo do que o amor e a graça de Deus em Cristo podem fazer por pecadores! Não é preciso ser um sacerdote religioso e muito menos estudar teologia para ser um embaixador de Cristo. Basta submeter-se a Ele e assim, viver em comunhão com Deus!

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui