Caráter e poder

“Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.” (Gênesis 1.26)

Na filosofia, caráter de um indivíduo é o seu modo de ser, suas características. Deus nos deu um caráter distinto de todo o restante da criação. O termo usado nas Escrituras é que fomos feitos à imagem e semelhança do Criador. Entre outras coisas temos a possibilidade de saber quem somos, de pensar sobre o que pensamos, de nutrir intenções e agir estrategicamente. Tudo isso nos possibilita assumir o domínio do mundo em que vivemos. Se não completamente, com toda certeza sob muitos aspectos. Isso nos tornam responsáveis.

Somos responsáveis por nossa própria existência e, como sociedade, pelo tipo de mundo em que vivemos. Aprendemos nas Escrituras que é assim porque Deus decidiu que assim seria. Por definição, Deus decidiu nos fazer coautores da história. Ele é o Soberano do universo, mas nos fez capazes, autônomos. Não pensamos somente o que Ele quer que pensemos, embora possamos receber insights que alimentem em nós certos pensamentos. Deus não é um ditador universal e nem um governante que a tudo controla.

Logo, há muitos fatos na história que nada tem a ver com Deus. Há muitos outros que contrariam Sua vontade. O Evangelho nos anuncia que Deus veio a nós para nos levar outra vez a experimentar uma vida compartilhada com Ele. A viver a nossa autonomia sob a benção de Sua soberania. Deus não quer pensar por nós, mas quer nos ensinar a pensar com Ele. Deus não quer determinar como será nossa vida, mas quer que experimentemos as benções de viver segundo Sua vontade. Ele nos deu caráter e poder. Mas Ele é Deus, nós, frágeis seres humanos. Ele nos ama e a vida fica incomparavelmente melhor se vivida em comunhão e submissão a Ele!

ucs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui