Quatro curiosidades sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Imagem: Reprodução

1) Há 41 anos é realizado no mesmo dia

 Comemorada anualmente em 5 de junho, a data foi estabelecida pela ONU em 15 de dezembro de 1972, em homenagem ao início da primeira Conferência da Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada naquele ano, em Estocolmo. A data foi celebrada pela primeira vez apenas no ano seguinte.

2) Um tema diferente a cada ano

 Como principal veículo da ONU para estimular a reflexão sobre o meio ambiente, a data tem focos diferentes a cada edição. Este ano, seu lema é “Aumente sua voz, não o nível do mar” e aborda os desafios enfrentados pelas pequenas ilhas frente às mudanças climáticas.

3) Conta com um ‘país-sede’

Desde que a data foi criada, adota-se um país-sede diferente a cada comemoração. O Brasil ocupou esse papel em duas ocasiões: em 1992, quando foi realizada a ECO-92, e em 2012, na Rio+20. Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como destaque a ilha de Barbados, próxima ao Caribe.

4) Movimenta conteúdos na internet

 Na época da sua celebração, o Dia Mundial do Meio Ambiente se torna um dos principais assuntos da internet. De acordo com dados da ONU, em 2013, a celebração foi tema de mais de 200 mil textos em blogs e de mais de 26 mil artigos entre 1 e 10 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui