AMAR É IMPRESCINDÍVEL

“E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.” (Lucas 10.32-33)

O mundo está cheio de injustiças e dores. Como cristãos sabemos que tudo isso tem a ver com nosso distanciamento de Deus e não com o abandono de Deus. Nos perdemos de nosso Criador e construímos nossas vidas como se nada devêssemos ao nosso Criador. Um jeito materialista de viver em que sabemos muito sobre a vida temporal e quase nada sobre a eterna. Em que nos especializamos em cuidar do nosso corpo e necessidades físicas e somos ignorantes sobre nosso espírito e suas necessidades. Acreditamos que somos o nosso corpo e ignoramos quem somos como seres espirituais, criados à imagem e semelhança de Deus.

Esse equívoco existencial nos desvia do mais importante e nos desqualifica para o essencial: o amor. Não o amor como um sentimento egoísta de quem busca auto satisfação. Esse amor também é um subproduto de nosso materialismo e não de nossa espiritualidade. O amor que ignoramos é o amor divino, altruísta, comprometido, descrito em 1Coríntios 13. Um amor que jamais nos decepciona e não é passageiro. Que promove o bem, o belo, o saudável, o sustentável. O evangelho de Cristo nos chama de volta para Deus e nos matricula na escola desse amor. Graduar-se na escola de Cristo é aprender a amar como Cristo amou. É o amor o sinal da vida com Cristo, mas achamos que é a disciplina e a pureza moral.

Jesus colocou na parábola do bom samaritano um levita e um samaritano. O levita era uma pessoa consagrada ao serviço do templo, observador de normas e padrões de conduta que visavam mantê-lo puro para Deus. Mas ele não sabia amar. O samaritano era visto como um ignorante sobre Deus, um impuro, mas agiu com amor. E Jesus disse ao perito da lei a quem contou a parábola: imite o samaritano. Retidão moral é importante, mas amor é imprescindível. Concentre-se em amar a Deus e ao próximo e naturalmente desenvolverá pureza moral. Concentre-se em pureza moral e se tornará apenas uma pessoa fria e egoísta, como o levita. “Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (1Jo 4.8)

 

 

ucs

Espaço para anuncio ou banner
Sobre Devocional Evangélico 178 Articles
Encontre mensagens para o seu devocional com Deus. As mensagens biblicas do devocional evangélico publicadas no jornal O Sollo farão a diferença no seu dia!

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*