APRENDER, ENSINAR E OBEDECER

“Ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei…” (Mateus

28.20)

 

Não poderemos ser verdadeiros cristãos, discípulos de Jesus, se não nos envolvermos na dinâmica de ensinar, aprender e obedecer. A vida cristã é uma jornada em que a vontade de Deus, os valores e princípios do Reino de Deus confrontarão nossa vontade, nossos valores e princípios. A vida que aprendemos sem a comunhão e submissão a Deus não é a vida que devemos viver e nela não seremos felizes. Todos precisamos de mudanças, de aprender, ensinar o que já sabemos e obedecer. A fé cristã envolve ensinos que precisamos receber a respeito de Deus, de nós mesmos, da vida, assim como sobre o modo como nos relacionamos. E precisamos obedecer para que possamos aprender e assim viver, como cristãos. Obedecer não é algo que nos apetece muito! Para nós, ser independente e maduro é não mais precisar obedecer. Mas isso é um engano.

 

Precisamos da ajuda uns dos outros e da ação do Espírito Santo para viver essa dinâmica de aprender, ensinar e obedecer a tudo que Jesus nos ordenou. Precisamos da experiência como igreja, essa comunidade de pessoas de fé. Nela há uma boa possibilidade de ser guiados pela ação de Deus. Paulo disse que Deus concede dons às pessoas e as coloca intencionalmente na igreja para que, pela atuação de cada um, todos sejam edificados e amadureçam. Amadurecer significa deixar de ser como crianças, não mais ser levados de um lado para o outro, iludidos por ensinos errados! O mundo está cheio deles! Deus quer que sigamos a verdade em amor e cresçamos, para viver como Seus filhos e filhas (Efésios 4). Uma dinâmica que nos leva a mudanças, ao abandono do mal e ao crescimento no que honra a Deus e nos faz felizes!

Não temos o direito de sacralizar nossos próprios ensinos e verdades, mas o dever de buscar e conhecer o que Jesus ensinou. O que Ele ensinou não é para ser usado contra as pessoas. O princípio do ensino de Jesus é o amor. O modo como se relacionou com os discípulos é parte integrante de Seus ensinos. Bem como suas atitudes com as diversas pessoas que encontrou. Entre elas estão publicanos, pecadores, ricos, pobres, mulheres, crianças… Devemos fazer como Ele fez. Cada um de nós deve enfrentar os desafios da obediência, de dizer não a si mesmo, de lidar com suas inclinações que contradizem os ensinos de Jesus. Quanto aos outros, devemos amar, fortalecer, suportar suas fraquezas e cooperar para que cresçam. Jamais julgar, condenar ou abandonar. É isso que Jesus nos ensinou. Que sejamos obedientes.

 

ucs

Espaço para anuncio ou banner
Sobre Devocional Evangélico 189 Articles
Encontre mensagens para o seu devocional com Deus. As mensagens biblicas do devocional evangélico publicadas no jornal O Sollo farão a diferença no seu dia!

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*