Corpo de adolescente de 14 anos é encontrado no mar da Barra; amigo continua desaparecido

Corpo de adolescente de 14 anos é encontrado no mar da Barra; amigo continua desaparecido
Foto; Na Mídia News

O corpo do adolescente Rafael Rodrigues Ventura, 14 anos, foi encontrado no final da manhã deste domingo (28), na praia da Barra. Ele e o amigo Antônio Carlos da Costa Silva, 17, tinham desaparecido no mar na noite de sexta-feira (26), quando foram em busca de uma bola que caiu na água e não conseguiram voltar à costa.

De acordo com o major Rogério Cerqueira, subcomandante do Grupamento Marítimo dos Bombeiros (GMar), o corpo de Rafael foi localizado na região do morro do Cristo, numa vala próxima às pedras. Ao CORREIO, por telefone, o tio do garoto, Roque Hudson, confirmou a morte do sobrinho.

“Acabei de saber que acabaram de encontrá-lo. A nossa família está sentindo muito”, disse, emocionado. No sábado (27), Hudson já tinha dito que Rafael não sabia nadar muito bem. Ele morava com os parentes na Liberdade e costumava ir à Barra encontrar os amigos. “Ele sempre ia jogar bola, pegar o babinha dele. Ele nadava mais ou menos, não tinha costume, mas quanto tinha intervalo do baba gostava de dar um mergulho”, contou Hudson, na ocasião.

Agora, as buscas continuam para encontrar o outro jovem, Antônio Carlos. Desde as 7h, uma equipe de 11 pessoas do Gmar realiza a operação na praia da Barra, inclusive com uma embarcação marítima.

Entenda o caso

Rafael e Antônio Carlos jogavam futebol com um grupo de amigos na areia da praia do Farol da Barra, em frente à região do Barracenter, na noite de sexta-feira, quando a bola acabou caindo no mar. Os dois adolescentes e um terceiro amigo se voluntariaram para entrar na água e recuperá-la, por volta das 20h30. Só o amigo conseguiu sair. Rafael e Antônio Carlos acabaram puxados pela correnteza.

Ainda na sexta-feira, a Capitania dos Portos foi acionada e fez buscas no local até por volta das 2h de sábado (27). O Graer, da Polícia Militar, também foi chamado, mas os jovens não foram localizados.

Pelo menos outros três afogamentos, um deles com vítima fatal, foram registrados na praia do Farol da Barra desde março desse ano. Nesta semana, um surfista foi resgatado de helicóptero depois de não conseguir voltar para a areia. Já nas proximidades do Cristo, um grupo de 12 atletas de canoagem estava em uma embarcação que naufragou no final de abril. Os 12 foram socorridos sem ferimentos por um helicóptero do Graer.

De acordo com o major Cerqueira, as condições do mar atualmente pedem atenção de quem não é acostumado. “As condições de tempestade oceânica estão acontecendo nesse momento, nessa época, está tendo bastante onda se formando na costa. Chega aqui na costa chega com onda forte, são os ventos fortes no oceano que causam esse efeito”, explica, afirmando que a praia da Barra é perigosa para quem não é banhista experiente.

Essa semana, a Capitania dos Portos emitiu alerta de ressaca e mar grosso, informando que as ondas em Salvador e no Litoral Norte poderiam chegar a 3,5 metros de altura até a noite de sábado. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previu tempo nublado. A temperatura variou entre 23º C e 28º C neste sábado e a velocidade dos ventos chegou até 12 km/h na capital baiana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui