DIFERENTES, MAS UNIDOS!

“Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único

Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a

todos nós foi dado beber de um único Espírito. O corpo não é

composto de um só membro, mas de muitos.” (1 Coríntios 12.13-14)

 

Ser parte de uma igreja e aprender a servir dentro dela não é algo simples. Embora possamos falar disso com romantismo, como se fosse algo simples e sempre agradável, não é essa toda a verdade. E antes que pensemos em algum irmão “difícil”, tenhamos em mente que o problema não é o outro. Somos todos nós. Mas se Deus nos uniu em Cristo, então é possível sermos corpo de Cristo para louvor de Sua glória! Na linguagem de Paulo, judeus, gregos, escravos e livres são reunidos para viverem como um só corpo. A igreja tem a vocação de ser um ajuntamento de grande diversidade. Jovens, crianças e idosos; diferentes raças; diferentes perspectivas políticas; diferentes graus de instrução… E ainda temos os diferentes temperamentos, paradigmas conflitantes e tantas outras coisas. Com tudo isso temos o desafio de aprender a amar e a servir uns aos outros!

É no ato de amar e servir que uma igreja verdadeiramente é Corpo de Cristo e é viva. Somos chamados para ser sal e luz (Mt 5. 13-14), para manifestar as grandezas de Deus (1 Pd 2. 9-10). Cristo derrubou o muro que nos separava uns dos outros e desfez a inimizade entre nós e Deus. Comunhão é a palavra de ordem! Comunhão com Deus, comunhão com o próximo, comunhão com os irmãos (Ef 2.13-18). Mas às vezes, dentro

de nós, persistem as divisões. Nosso ego não se submete facilmente. Seguimos a Cristo, que é manso e humilde de coração (Mt 11. 28), mas insistimos em nosso egoísmo e presunção. A experiência comunitária que a fé em Cristo nos chama a viver não deixará que vivamos acomodados. Revelará a nossa insubmissão ou nossa submissão!

A fé cristã é pessoal, mas não é individual. Não podemos cada um de nós, pegar a porção da graça de Deus que tem recebido e ir viver sozinho. O Evangelho de Jesus não pode ser vivido isoladamente, pois ele me envia a você para servir e amar e lhe envia a mim. Ele me faz parte de uma comunidade, membro de um corpo. Não há outra opção e minha recusa em ser parte disso empobrece espiritualmente a mim e a muitos que poderiam ser enriquecidos pela minha vida e a minha fé. Temos muito a aprender e precisamos que Deus nos ajude. É crendo e nos envolvendo, sendo parte do corpo, da comunidade cristã, que isso acontecerá. Mesmos sendo diferentes, somos chamados para viver unidos.

 

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui