Entre memórias e realizações, 35ª Expô começa em Teixeira de Freitas

Entre memórias e realizações, 35ª Expô começa em Teixeira de Freitas
Temóteo Brito e os precursores do agronegócio teixeirense. Fotos: Wesley Morau/ OSollo

A presença da UPB Itinerante contribuiu para abrilhantar ainda mais a abertura da 35ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, uma vez que, segundo o gestor Temóteo Alves de Brito, 48 prefeitos, servidores públicos regionais e diversas autoridades políticas estavam presentes no evento de abertura, que ocorreu às 17h de quarta-feira (18).

Para Temóteo, a UPB Itinerante é uma oportunidade de os gestores se adequarem às exigências da lei e evitarem ter suas contas rejeitadas, sendo, assim, muito importante para o desenvolvimento do Extremo Sul.

A 35ª Expô vai até domingo, 22 de outubro, e terá shows, vaquejada, leilão de gado de corte e de leite, palestras com renomados profissionais, concurso do café conilon de qualidade, mostra dos principais produtos agrícolas, dentre outras atividades. Diversos estandes estão montados para a venda e exposição de produtos, a área de alimentação está toda padronizada atenta aos padrões de higiene sanitária.Entre memórias e realizações, 35ª Expô começa em Teixeira de Freitas

A revitalização do Parque fez com que nascesse a ideia de ele ser usufruído durante todo o ano, para tanto, Dori Neves, secretário de Agricultura, Antônio Arthur Teixeira, presidente da Coopismista, e o prefeito, estão com o plano de abrir um restaurante com o painel dos preços dos produtos da região, “para os fazendeiros e agricultores virem almoçar aqui e discutirem assuntos da área” e, ainda, realizar uma feira semanal expondo produtos da região.

Segundo o gestor, responsável pelo nascimento da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, nos idos de 1972, o objetivo é resgatar o agronegócio, uma das molas propulsoras do desenvolvimento econômico no país e que deve ser explorado no Extremo Sul, onde há “diversidade. Temos aqui um rebanho de 1.800 mi cabeças de gado. Plantações de café, seringa, cacau, melancia, abóbora, maracujá e muito mais”.Entre memórias e realizações, 35ª Expô começa em Teixeira de Freitas

O evento, que no passado, já bateu o recorde nacional em venda de animais, com 6.000 cabeças e mais de 300 máquinas agrícolas vendidas numa só exposição, ficou, por muito tempo, no esquecimento. Um dos motivos, era a necessidade de adequações do Parque para passar pela vistoria do Corpo de Bombeiros – o que lhe impediu o alvará de funcionamento. Este problema fora resolvido com a reforma feita em todo local e a revitalização dos espaços, oferecendo conforto para os visitantes, expositores e condições dignas para a alocação dos animais.Entre memórias e realizações, 35ª Expô começa em Teixeira de Freitas

Ao público, shows todos os dias, com entrada franca, exceto no sábado, 21, quando será o Show sertanejo Cabaré, com Leonardo e Léo Magalhães; além disso, as crianças terão parque de diversões. No sábado também será o dia de receber visitas: o governador Rui Costa, o senador Otto Alencar, e outras autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, os secretários de Agricultura do Estado e do Espírito Santo, conforme o prefeito informou em coletiva à imprensa na quarta. Para ele, “o Extremo Sul, Nordeste de Minas e Norte do Espírito Santo é a união que promove desenvolvimento” e isso alavanca a economia, gera emprego e renda.

Na oportunidade, informou que 42 empresas chegaram ao município e mais 62 estão cadastradas para aqui se implantarem – serão 5 mil empregos gerados. O segredo para atrair os investidores é “10 anos de isenção de quaisquer impostos a qualquer indústria que vir a ser implantada em nosso município”.

Nilo Fraga, um dos maiores pecuarista de Minas Gerais e um dos fundadores do Parque de exposições de Teixeira de Freitas, esteve na abertura. Saudoso, lembrou aspectos da história do município e se disse “feliz e entusiasmado com o que Temóteo fez com o parque, ele praticamente construiu outro parque de exposição. Não tenho gado que dá pra participar de exposição, mas, no próximo ano, eu vou amansar e trazer, por que, talvez, eu seja o fazendeiro que mais troféu ganhou aqui em Teixeira de Freitas , 52 ao todo. Tenho que vir no próximo ano. Esse ano, veio só uma doação para ajudar a cooperativa, que esse povo precisa e é corajoso”

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui