Janaína Paschoal alerta petistas: ‘Se continuarem a ameaçar a Justiça, causarão a prisão de Lula por obstrução!’

Imagem: Produção Ilustrativa / Gazeta Social

A professora de Direito Janaína Paschoal alertou os petistas que a postura de enfrentamento perante a Justiça pode vir a prejudicar seus líderes, causando inclusive a prisão de Lula e da presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

Leia o texto de Janaína Paschoal:

Todo advogado criminalista haveria de ler a sentença condenatória do ex-presidente Lula. Fundamental também para estudantes.
Em alguns pontos, a sentença lembra a importante obra “Advocacia Criminal”, do saudoso Professor Manoel Pedro Pimentel.
Penso que a sentença condenatória do ex-presidente Lula também haveria de ser lida por historiadores não ideológicos.
Esta sentença, somada a algumas outras e tantas denúncias já apresentadas constituem documentação da revolução que o Brasil está vivendo.
Como oriento pesquisas acadêmicas, vislumbro material para teses em muitas searas, não só na jurídica. Estamos vivenciando momento único.
Penso que a presidente do PT também haveria de ler a sentença. Aí, não por questões acadêmicas, mas práticas!
Ao justificar a condução coercitiva do ex-presidente, o juiz Moro explicou que a medida foi necessária, por algumas razões.
Primeiro, a condução coercitiva foi necessária porque interceptações telefônicas indicavam que Lula sabia que sofreria busca e apreensão.
Todos lembram que, posteriormente, ficou mesmo comprovado que Lula havia sido informado da busca!
Além de Lula saber da busca e haver risco de destruição de provas, Moro cita telefonema com o então Presidente do PT.
No telefonema entre Lula e Falcão, planejava-se instigar a militância para tumultuar o processo, o que ocorreu em muitas oportunidades.
Na sentença, Moro sugere que o contexto até daria margem à prisão preventiva, mas a condução coercitiva foi um mal menor.
Ao justificar que Lula poderá recorrer em liberdade, Moro fala claramente que teria elementos para prender, mas não o fará por cautela.
Dentre esses elementos está o constante insuflar da militância. Pois bem, o que a atual Presidente do PT tem a ver com tudo isso?
Ora, ontem mesmo a Presidente do PT conclamou os membros da sigla a convocar manifestações diversas com o fim de pressionar o TRF 4.
Esse proceder poderá prejudicar o acusado, uma vez que o magistrado já sinalizou que a prisão poderia ter sido decretada!
Sendo a Presidente do Partido ré, impossível descartar que essas convocações venham a justificar sua própria prisão preventiva!
A situação se complica quando se verifica que as manifestações petistas não têm um histórico de pacifismo.
Quem sou eu para aconselhar petista? Mas não é nada inteligente continuar a tratar um assunto jurídico como se meramente político fosse.
O magistrado foi comedido em sua decisão, se os petistas continuarem com o teatro poderão dar causa à prisão de seu líder!
Claro que podem criticar, reclamar, se manifestar; mas incitar baderna, dano, obstrução não! Está claro, na sentença, para quem quer ler.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui