Canavieiras: Autores lançam e autografam o livro

Canavieiras: Autores lançam e autografam o livro

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Educação, promoveu na tarde de sexta-feira (18), no auditório Caio Peltier Loureiro, o lançamento do livro “Canavieiras – Terra Mater do Cacau”. Durante o evento, que contou com a participação de professores, alunos, servidores públicos e convidados, foi realizada a tarde de autógrafos com a presença dos dois autores: Aurélio Schommer e o professor e historiador Durval França Filho.

Para um dos autores do livro, o jornalista e escritor Aurélio Schommer, toda a história que faz pensar motiva alunos e professores. Para ele, é justamente por isso que “Canavieiras – Terra Mater do Cacau” traz temas da vida cotidiana, importantes para que as pessoas descubram sua identidade, a partir de dados sobre o local em que vive.

O livro, segundo Aurélio Schommer, faz algumas provocações em suas teses, inclusive de origem étnica, pois foi o afrodescendente João Gonçalves da Costa – preto, forro e muito rico (como se dizia à época) – o responsável para a mudança do Puxim para Canavieiras, que se tornou próspera. João Gonçalves da Costa também foi importante na fundação da cidade de Vitória da Conquista.

Aurélio Schommer conta que o livro também tem a finalidade de aumentar a autoestima do canavieirense, apresentando fatos que nunca foram contados pelos livros de história oficial. Um dos exemplos é a participação na luta pela Independência do Brasil (e Bahia). “É um livro para manter o diálogo entre professores e alunos”, frisou.

O professor e historiador Durval França Filho – um dos autores – diz que o livro é resultado de um trabalho diferenciado na editoração de livros sobre história, pois se destina a um público mais amplo e especial – crianças, adolescentes, professore e adultos, de forma geral. “O livro é para ser observado na sua essência”, esclarece o professor Durval.

“Canavieiras – Terra Mater o Cacau”, na opinião do historiador Durval Filho, não é um compêndio de perguntas e respostas, mas um conjunto de ideias que vão retomar novas ideias. Para ele, o livro poderá apontar outros caminhos, que deverão ser esclarecidos numa pesquisa mais aprofundada, a cargo dos historiadores.

O livro “Canavieiras – Terra Mater do Cacau” é editado pela Editora Cultura Editorial, e os primeiros exemplares serão distribuídos entre os estabelecimentos de ensino das redes pública – estadual e municipal – e privada, Biblioteca Municipal Afrânio Peixoto, dentre outas instituições da comunidade.

Elaborado com textos, fotos e mapas, a formatação do livro tem como finalidade tornar a leitura mais atrativa e de fácil compreensão. Com informações bastantes diversificadas, Canavieiras é mostrada nos contextos históricos da política, economia, sociologia, antropologia, religião e cultura. O livro “Canavieiras – Terra Mater do Cacau” aborda, ainda, a riqueza da literatura, sua prosa e poesia; os símbolos oficiais da cidade, como brasão de armas e bandeira, além do Hino da Cidade.

 


 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui