Itapetinga: Nova prova funcional do mangalarga marchador exigirá mais técnica do animal

Itapetinga: Nova prova funcional do mangalarga marchador exigirá mais técnica do animalO MANGALARGA MARCHADOR [2] é a principal atração na pista do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, na 33ª Exposição Nacional da raça. O cavalo se destaca como um dos melhores para a montaria e, principalmente, pela sua funcionalidade.

A prova funcional dessa raça avalia o auxílio do cavalo ao abrir a porteira, a versatilidade do animal, o comportamento quanto à antecipação de movimentos – bruscos ou precipitados – e o principal: se o animal é dócil ou não. Porém, essas regras vão mudar.

Hoje, uma palestra apresentou as alterações da nova prova funcional para que todos os envolvidos com a preparação fiquem por dentro dessas mudanças. O público acompanhou atividades práticas e explicações teóricas com os detalhes que serão cobrados no próximo ano hípico da raça, que começa após a 33ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador.

Agora, a exigência sobre a aptidão para uma montaria confortável e o manejo com o gado serão critérios mais rigorosos. A prova pretende ficar mais técnica. Esse novo modelo vai pedir maior destreza do animal. A intenção é priorizar a seleção de cavalos mais funcionais, com um temperamento ideal para o uso de sela.

.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui