Itabuna: 1º Audição do Bolshoi no ICEI em Itabuna leva público ao delírio

Itabuna: 1º Audição do Bolshoi no ICEI em Itabuna leva público ao delírio
Bailarinas deram um show na audição do Bolshoi em Itabuna – Foto Pedro Augusto (2)

Gritos de incentivo por familiares e amigos dos bailarinos e muitos aplausos marcaram a Mostra de Arte “Simplesmente Dança” que abriu em Itabuna na noite de domingo, a primeira seletiva regional para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Os testes da seletiva prosseguem nesta segunda e terça-feira, das 8 às 17h20min, no Sítio 2 da Fundação Marimbeta, no bairro Fonseca.

A seletiva é uma realização da Fundação Marimbeta e Prefeitura de Itabuna, através do programa Viv-à-rte. Na noite de domingo, fizeram suas apresentações grupos de ballet moderno, contemporâneo e afro; grupos de dança do Programa Viv-à-rte, da Fundação Marimbeta, projetos sociais Gepa ACCAI, LBV, Candinha Dórea da Academia Tchu e Cia, Estrelas da Academia de Dança Talita Paz, projeto Baianarte Dança e Cidadania (Porto Seguro).

Também se apresentaram, no auditório do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI), as academias Itana Abreu, Ballet Marcela Carvalho e Ballet Corpore que levaram o público ao delírio a cada coreografia recheada de técnica, precisão, ritmo e particularidades que segundo as avaliadoras do Bolshoi, Thaís Morato e Rafaela Nassri, serão decisivas para a escolha.

“Nós buscamos um perfil que passa pela determinação da estrutura física, aperfeiçoamento da técnica e o diferencial presente em cada bailarino o que é marca determinante. Nós somos baianas e após dez anos retomamos a Bahia para uma seletiva em Itabuna. Esperamos descobrir muitos talentos aqui. o Bolshoi busca nos bailarinos e bailarinas concorrentes uma habilidade corporal para o método Vaganova utilizado pelo Ballet Bolshoi”, explica Thaís Morato.

Thais fala ainda como funciona a escola do Bolshoi em Joinville, Santa Catarina. “A escola oferece a todos os estudantes bolsas de estudo para a escola formal e benefícios como uniformes, figurinos, transporte, assistência médica e dentária, dentre outros”.

O presidente da Fundação Marimbeta, Júnior Teles, disse que a seletiva recebeu um total de 317 inscrições oriundas das cidades Itabuna, Itajuípe, Ilhéus, Canavieiras, Porto Seguro e Guanambí. “É uma oportunidade de mais crianças participarem e não apenas crianças e adolescentes de Itabuna, pois a nossa região é abençoada com talentos”. Para a coordenadora do Viv-à-rte, Dayse Santos, Itabuna vive um momento determinante para os objetivos do programa que é de “incentivar o protagonismo juvenil contribuindo para a elaboração de projetos de vidas saudáveis, sólidos e solidários.”.

Além de pais, mães, alunos e educadores sociais do Programa Viv-à-rte, da Fundação Marimbeta, prestigiaram o evento artistas como Zélia Lessa, maestrina do Coral Cantores de Orfeu; Cinthia Dulcão, do Ballet Estilo Corpo, de Valença; o primeiro bailarino Itabunense a ser selecionado para a Escola de Teatro Bolshoi Joadson Costa; secretário de Esportes e Recreação de Itabuna, Evans Maxwel Silva e autoridades e representantes institucionais da seccional da OAB, Raimunda Oliveira, da UESC professor Ricardo Matos, e secretário de Cultura de Camacan, Antônio Oliveira.

______________________

Prefeitura de Itabuna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui