Porto Seguro: Jogos Indígenas reúnem 18 aldeias

Porto Seguro: Jogos Indígenas reúnem 18 aldeiasApós o grande sucesso das sete versões anteriores, será realizada, de 13 a 16 de novembro, na Arena Boca da Barra, em Porto Seguro – e em outros locais, de acordo as atividades programadas – a VIII edição dos Jogos Indígenas Pataxó. Promovido pela Prefeitura Municipal, sob a coordenação da Superintendência de Assuntos dos Povos Indígenas, o evento tem como objetivo a confraternização entre as aldeias, a integração do povo Pataxó com a sociedade local e, principalmente, o respeito, a valorização e a afirmação da cultura Pataxó.

Desta vez, estarão participando das competições 18 aldeias Pataxó, além de outras etnias convidadas como: Pataxó Hãhãhãe (Bahia) , Kuikuro (Mato Groso do Sul), Kiriri (Bahia) e Tuxá( Bahia). Entre as modalidades que serão disputadas estão o arremesso de tacape, jogo de zarabatana, corrida com tora, arco e flecha, cabo de guerra, canoagem, luta Patxiw Miwka’ay, corrida rústica, Natação, corrida de maracá e futebol amistoso.

De acordo com o superintendente de Assuntos dos Povos Indígenas da Prefeitura, Juari Pataxó, em sua versão 2014, os Jogos Indígenas pretendem envolver diretamente 700 jovens, lideranças e anciões indígenas; aproximadamente 2.000 alunos das redes pública e privada, além de um grande número de turistas brasileiros e estrangeiros, “que promovem em conjunto a integração e a socialização do pensamento e visão indígena acerca da nossa verdadeira história”.

Além das competições esportivas, os VIII Jogos Indígenas Pataxó trazem ainda o Desfile Cultura Viva Pataxó, onde cada aldeia apresenta um casal, usando pinturas e vestimentas tradicionais. Os anciões e professores de Patxôhã (língua Pataxó), também realizarão palestras para os participantes. O evento conta com a parceria das Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Educação, Saúde e Administração, além do envolvimento e a participação efetiva das entidades indígenas, lideranças e jovens da etnia Pataxó.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui