Caravelas: Município realiza um dos melhores carnavais de rua do extremo sul da Bahia

Banho de cheiro, ao som do trio Pop Rio com Daniel Show, Lú Reis e Banda, encerrou nesta quarta feira (10), um dos melhores Carnavais de Rua do Extremo Sul da Bahia. O Carnaval de Caravelas começou no último dia 4, com a escolha do Rei Momo e Rainha e encerrou com o famoso e tradicional banho de cheiro, que acontece todos os anos na Praça Teófilo Otoni.

Caravelas: Município realiza um dos melhores carnavais de rua do extremo sul da Bahia

Com influência do Carnaval da capital Salvador, é comum ver os trios elétricos puxando a galera com o ritmo que rege a folia baiana, o Axé Music. O Carnaval do Trio Elétrico é uma marca registrada da Bahia, afinal, como está na letra de Caetano Veloso: “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”.

Caravelas está a 822km de Salvador e na cidade com pouco mais de 22 mil habitantes, não é só o Axé que impera. O ritmo vem acompanhado de vários outros, como o reggae e a swingueira. Além disso, existe um apelo cultural muito grande, que força os organizadores a manterem a tradição do carnaval dos blocos culturais, das marchinhas e das escolas de samba.

Essa diversidade de manifestações culturais e ritmos faz do Carnaval de Caravelas, um espetáculo belo de se ver, um evento único do Extremo Sul Baiano. Como ocorre em todos os anos, as ruas Barão do Rio Branco, Sete de Setembro, além das Praças 15 de Novembro, Santo Antonio e Teófilo Otoni, foram ornamentadas para servir de passagem para blocos, escolas de samba e trios elétricos.

A ornamentação, com o tema “Do Frevo ao Axé” deu alegria e requinte ao evento. O projeto desenvolvido pelo Grupo Cultural Arte Manha, possui postes de madeira com luminárias em postes, painéis com ilustrações na parte frontal com figuras marcantes do carnaval (Pessoas que colaboraram e tem colaborado atualmente para o brilho da festa).

Caravelas: Município realiza um dos melhores carnavais de rua do extremo sul da Bahia

A Prefeitura de Caravelas, por meio da secretária municipal de Turismo Esporte e Cultura, dotou de uma estrutura bem caracterizada: palco montado na Praça da Teófilo Otoni próximo a rodoviária, onde ocorrem os shows de reggae e os concursos; além de banheiros químicos posicionados no circuito da festa.

Os desfiles das escolas de samba Coroa Imperial e a Irmãos Portela estiveram se apresentando pelas ruas Barão do Rio Branco e Sete Setembro. Atrações de peso como Som do Povo, Kit Ilusão, Gian e Cristiano, Xelão, Comando X, Jarley e Banda Swingue, Porradão, passaram pelo circuito da festa. A Escola de Samba Irmãos Portela desfilou no domingo dia (7), e na segunda-feira dia (8) foi a vez da Escola de Samba Coroa Imperial.

Além disso, destaque para as Bandas de Caravelas: Santo de Casa, Caio Magno, o Rei da Folia, Daniel Show, Lú Reis e Banda, Banda Pontal, Banda Ciclone, Los Barrut´s, Maimbanda, Denison Borges e Banda Tributo Reggae; as marchinhas Recordar, Flisa, Siripoia e Marcha Frevo; bloco da Burrinha de Ponta de Areia, Bloco Afilhados de Gandhy, Índios Tupinambás, ás Nagôs, Blocos Alternativos, além do Bloco Afro-indígena Umbandaum, que tem mais de 26 anos de existência.

E como parte integrante da festa, pode-se destacar o trabalho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que distribuíram cerca de 1.500 preservativos por noite, com o objetivo de contribuir para a política nacional do sexo seguro.

Outro ponto que também merece destaque é a segurança, atribuição dos policiais militares, com o apoio da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema), Corpo de Bombeiros e da Policia Civil. E pelo terceiro ano, Caravelas também adotou o sistema de monitoramento de câmeras em todo circuito da festa.

Caravelas: Município realiza um dos melhores carnavais de rua do extremo sul da Bahia

O Carnaval seguiu até esta quarta-feira de cinzas, quando foi realizado o banho de cheiro, com o encontro de trios às 6h da manhã, ocasião em que um carro pipa, com água misturada a uma essência aromática, proporcionou aos foliões um verdadeiro banho perfumado, que segundo alguns, garante o retorno dos foliões no ano que vem.

Destaque também para o trabalho da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que colocou o bloco da limpeza nas ruas todos os dias, mantendo a cidade sempre limpa recolhendo toneladas de lixo, além da Secretaria de Meio Ambiente que distribuiu coletoras de lixo em todo circuito do carnaval, e folhetos informativos de como preservar o meio ambiente.

O Prefeito, Jadson Ruas, fez questão de agradecer a todos os foliões que vieram de outros estados e região, principalmente os foliões caravelenses que sabem receber bem os visitantes. “Agora que o carnaval acabou precisamos regaçar ás mangas, porque temos vários desafios pela frente. Quero aqui, mais uma vez, agradecer o trabalho da Policia Militar, Caema, Corpo de Bombeiros, Policia Civil, da Guarda Municipal pela orientação do transito. Todos foram de fundamental importância para o grande êxito do nosso carnaval 2016”, conclui Ruas.

Caravelas: Município realiza um dos melhores carnavais de rua do extremo sul da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui