Empresários participam de Seminário Negócios com a China em Eunápolis

alt

O Seminário “Negócios com a China”, realizado no último dia 28/05, por iniciativa da Prefeitura de Eunápolis, através da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDES), do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento (CONDESC), com o patrocínio da Companhia Baiana de Grafite (CBG), Katharina, Singsul,  Sebrae e Veracel, e o apoio do  Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e da Desenbahia, teve o objetivo de apresentar características da economia chinesa, possíveis oportunidades de negócios da China com a região do extremo sul baiano e orientar as relações de comercio exterior com a China.

alt

O evento reuniu representantes de diversas empresas da Costa do Descobrimento e proporcionou ao público presente um leque de opções no que diz respeito às possíveis oportunidades de negócios com a China. Durante o evento foram realizadas três palestras pelo professor e geógrafo Vladimir Milton Pomar, que atua no Brasil e na China desde 1997, com relações institucionais, atração de investimento e comércio exterior, com governos e outras instituições governamentais, empresas e entidades empresariais.

Na primeira palestra, Vladimir apresentou um breve histórico da China, seu desenvolvimento econômico e as características dos mercados consumidores.  Na sequência, a segunda palestra foi sobre as diversas oportunidades de vender para China.  Foi explanada a cultura de negócios chinesa, alem da sua participação em feiras e rodadas de negócios; pesquisas de mercado e planejamento estratégico para ingresso no mercado chinês. Essa explicação foi de suma importância para definir limites geográficos, perceber que o alvo não deve ser o país como um todo, por conta do tamanho do seu território, mas sim suas províncias de forma que possibilite um comércio especifico.

alt

À tarde deu-se a última palestra sobre a atração de investimentos, oportunidades de negócios e relações institucionais de Eunápolis e demais municípios do extremo sul da Bahia com a China, com a proposta de identificar potencialidades e interesses da região, para realização de negócios e intercâmbios com províncias e cidades chinesas.

Após termino da palestra, foi formada uma mesa redonda composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Roberto Martins, o palestrante Vladimir Pomar, Wellington José dos Santos – CONDESC, João Pedro Cardoso – Desenbahia e José Gomes Filho- BNB. No debate foi destacada a necessidade de um plano de desenvolvimento econômico como estratégia para o município; formação de comitivas para realizar visitas em feiras; rodadas de negócios com empresários chineses e encontros com empresários interessados em investir na região.

“Esperávamos uma presença maior de empresários locais no evento, o que nos mostrou que ainda há pouco conhecimento e interesse a respeito desse mercado tão amplo e cheio de oportunidades. Porém, aos presentes, o seminário foi bastante expressivo e importante para o cenário empresarial da regional. É possível identificar que a negociação com a China deve ser explorada e desenvolvida pela iniciativa privada com o apoio da iniciativa pública, para juntos construirmos essa história no município”, concluiu Roberto Martins.

 

 

Por: SECOM-PME

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui