A arte e cultura teixeirense foram à rua na quinta-feira olímpica

Evento teve aprovação do público e adesão dos artistas locais, num percurso totalmente organizado pela coordenação local do evento.

Nesta quinta-feira, 19, Teixeira de Freitas fez a festa com a chegada da Tocha Olímpica, e encantou teixeirenses e visitantes com suas manifestações artísticas e culturais, “uma cidade que valorizou suas especificidades, observou o secretário de Trabalho e Esporte da Bahia Álvaro Gomes.

A cidade foi a porta de entrada para o fogo sagrado no nordeste brasileiro. A população acordou cedo e se preparou para homenageá-la. Em um evento inesquecível para os habitantes de Teixeira, a orquestra Nove de Maio esteve presente no palco de shows, junto com cantores regionais.

Durante todo o percurso, antes mesmo do fogo olímpico chegar, movimentações culturais já estavam acontecendo. Bandas marciais, grupos de dança de balé, hip-hop, capoeira e teatro de bonecos foram alguns dos que se fizeram presente na festa que levou cerca de 45 mil pessoas às ruas, segundo estimativa da Polícia Militar.

E assim, quando o comboio chegou, foi aquela festa. As pessoas receberam a tocha com muitos gritos e aplausos. Fizeram uma recepção muito bonita para receber a chama.

Em um trabalho de colaboração de várias secretarias municipais, o coordenador geral da comissão na cidade, o secretário Fernandão elogiou a todos pelo trabalho. “Foi um trabalho em conjunto. Agradeço a cada membro que esteve conosco nessa empreitada. Se não fosse o trabalho de todos, não conseguiríamos fazer essa festa maravilhosa.”

“Foi emocionante a forma como a sociedade abraçou o evento”, destacou o prefeito doutor João Bosco.

O Departamento Municipal de Cultura marcou presença com seu corpo de balé e o teatro de bonecos do professor Amaro. A Secretaria de Esporte mais uma vez encantou com a zumba, as bicicletas e demais modalidades. A Secretaria de Educação primeiro levou o espírito olímpico para dentro das salas de aula e na quinta-feira, para o percurso de revezamento.

Em dia de feriado, as escolas da cidade levaram seus estudantes para prestigiar esse momento histórico que, em coro, cantavam “Ô tocha, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”. Para entrarem ainda mais no espírito da festa, os professores e os alunos prepararam tochas de cartolinas para homenagear a chama durante o percurso.

Os muros do Estádio Tomatão se transformaram em telas para artistas que deixaram sua arte através do grafite, embelezando e dando um visual mais moderno para o trecho da Avenida Getúlio Vargas que vem se tornando um espaço de esporte e lazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui