Sinebahia promove Dia D com 950 vagas de emprego para pessoas com deficiência

Durante todo o ano, as unidades do Serviço de Itermediação para o Trabalho (SineBahia), vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), atendem qualquer pessoa que esteja interessada em uma oportunidade de emprego no estado. Mas, nesta sexta-feira (23), no Dia D, voltado à inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS, os serviços são ampliados e, além de se cadastrar para concorrer a vagas, o candidato tem a possibilidade de ser entrevistado pelo contratante no mesmo dia.Rossine Ferreira tem paralisia parcial do lado esquerdo e passou na primeira fase de testes para a vaga de auxiliar administrativo em um hospital. “Vou aguardar o contato para participar das outras três etapas. Estou ansiosa. Tomara que dê tudo certo”.

O Dia D começou às 7h e segue até as 17h em unidades do Sinebahia na capital, Jequié (centro sul) e Itabuna (sul). Ao todo, 60 empresas participam da ação com 950 vagas, 25 delas para o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas. De acordo com o coordenador de inclusão da CCR Metrô Bahia, Luis Carlos Gonçalves, 31 pessoas com deficiência já atuam no sistema metroviário e os resultados são satisfatórios. “São pessoas com experiência, habilidades, mas que têm deficiência. É assim que a gente trata”.

A expectativa é que durante todo o dia, somente na unidade central do Sinebahia, na região do Iguatemi, em Salvador, sejam realizados 600 atendimentos. No local, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) auxiliam no atendimento a surdos. Desde o ano passado, 14,8 mil pessoas foram atendidas no posto do Passe Livre, que é resultado de parceria com a Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), onde as pessoas com deficiência dão entrada ou retiram o cartão que garante a gratuidade no transporte intermunicipal.

 

 

No Dia D de 2015, 402 pessoas foram encaminhadas para processos seletivos. De acordo com o titular da Setre, Álvaro Gomes, um conjunto de ações é realizado pelo Governo do Estado com o propósito de garantir o atendimento a pessoas com deficiência no decorrer do ano. Ele explica que parte das atividades está concentrada na unidade Capaz, localizada no SAC do Shopping Barra, também na capital. “Lá [na unidade Capaz], de 2015 até hoje, foram atendidos 26 mil trabalhadores com deficiência.

O Dia D é um dia de conscientização, quando nós buscamos oferecer as vagas, mobilizar, mas a nossa meta é fazer com que pessoas com deficiência sejam inseridas no mercado de trabalho todos os dias. O atendimento é permanente”.

 

 

 

Secom – Governo da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui