Porto Seguro recebe mesa e oficinas de Circo e Teatro

Fábio Vidal, Karina Faria, Lívia Mattos e Millena Miranda participam de ação gratuita da Funceb nos dias 2, 3 e 4 de dezembro

O II Seminário de Criação em Circo e Teatro vai atingir o território Sul do estado, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Aula-espetáculo, mesa de debates e oficinas gratuitas com os profissionais Livia Mattos, Karina de Faria, Fábio Vidal e Millena Miranda irão envolver artistas dos segmentos. O conteúdo abrange a Oficina de Teatro Físico, com Fábio Vidal, Oficina de Técnica Circense, com Millena Miranda, e aula-espetáculo Música para a cena, com Lívia Mattos, todos estes conteúdos voltados para os processos criativos em Circo e Teatro. Karina Faria será a palestrante na mesa de diálogos.

Todas as atividades são abertas ao público. Para a participação nas oficinas será necessário inscrição prévia via formulário online ou presencialmente no Centro de Cultura de Porto Seguro. Inscrições abertas pelo https://goo.gl/EzxXNz.

O seminário é uma realização da Coordenação de Teatro/Coordenação de Circo/Diretoria das Artes (Dirart), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e tem como objetivo promover um espaço de reflexão em torno de processos de criação em circo e teatro e outros aspectos inerentes à criação artística, importante elo da rede produtiva destas linguagens.

Aula-espetáculo – “Música para Cena”, com Lívia Mattos: A partir de uma apresentação artística do processo de criação de suas performances e pesquisa documental, a artista compartilhará sua trajetória através de vídeos e objetos de cena, destrinchando, mais profundamente, a relação música/circo no Brasil com apresentação de referências dessa interface. A aula- espetáculo será aberta ao público, porém terá capacidade para 60 pessoas

Oficinas – Teatro Físico, com Fábio Vidal: A oficina irá abordar elementos de dramaturgia do corpo, o corpo no espaço e dramaturgia na cena, por meio da utilização de improvisações e criação de repertório.

Técnica Circense, com Millena Miranda: Propõe um trabalho para desenvolver a consciência corporal, concentração, coordenação motora, força, resistência através técnicas em aparelhos circenses.

Serão inscritos até 30 participantes por oficina, cuja carga horária é de 10 horas. Os participantes das oficinas receberão certificado.

O II Seminário de Criação em Circo e Teatro atende a uma das diretrizes da SecultBA, que trata do aprofundamento da territorialização da cultura, visando levar as políticas culturais por todo o território da Bahia. A lista com a seleção dos inscritos será divulgada no site da FUNCEB através do endereço: www.fundacocultural.ba.gov.br.

Mediadores e oficineiros – Karina Faria é socióloga, doutora em Artes Cênicas e pesquisa o Teatro Nordestino Brasileiro, o Teatro Mambembe e o Teatro de Revista Brasileiro. Atuou em diversas montagens junto a diretores como Paulo Cunha, Márcio Meirelles, Fernando Guerreiro, Carmen Paternostro, dentre outros. Escreveu e atuou na peça Mulher Popular Brasileira, com direção de João Lima. Atua ainda como arte-educadora, produtora e é membro integrante da Cooperativa Baiana de Teatro.

Fábio Vidal é formado em Interpretação Teatral pela Ufba e é fundador do Território Sirius Teatro. Dirigiu e atuou nos premiados espetáculos Sebastião, Seu Bomfim, Velôsidade Máxima e ERê – Eterno Rêtorno. Atualmente desenvolve o espetáculo Joelma.

Milena Miranda é artista circense, instrutora de técnicas circenses, auxiliar de produção e assistente de coordenação pedagógica.

Lívia Mattos é formada em Sociologia pela Ufba e pesquisa a música no circo. Foi no circo que começou a sua carreira artística ao se interessar pelo acordeom como recurso cênico. Em 2008 iniciou sua carreira solo e desde então já se apresentou pela Bahia, Brasil e Europa. Atualmente trabalha em parceria com o cantor e compositor Chico César em shows pelo país, como também pela Europa e América Latina.

Serviço

II Seminário de Criação em Circo e Teatro/ Etapa Sul – Porto Seguro

Mesas de Discussão e Oficinas sobre Processos Criativos em Circo e Teatro

Dia 02.12

18h às 21h – Aula-espetáculo “Música para Cena” com Lívia Mattos

Dia 03.12

9 às 13h – Palestra com Karina de Faria seguida de Ciclo de debates acerca de processos de criação com Lívia Matos, Milena Miranda e Fábio Vidal

14h às 18h – Oficina de Teatro Físico com Fábio Vidal e Oficina de Técnicas Circenses com Millena Miranda

Dia 04.12

9h às 17h – Oficina de Teatro Físico com Fábio Vidal e Oficina de Técnica Circense com Millena Miranda

Centro de Cultura de Porto Seguro – Porto Seguro

Aberto ao público

Mais informações:

Coordenação de Circo e Teatro/Dirart, da Funceb

Contatos: (71) 3324-8522/(71) 3324-8525

Ascom– FUNCEB

[email protected] |(71)3324-8565

Claudia Pedreira – [email protected] | (71) 98879-7994

www.fundacaocultural.ba.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui