Pesquisa aponta que donos de cachorros são mais felizes que donos de gatos

Além disso, pesquisa aponta que donos de animais são mais satisfeitos com a vida do que quem não possui um mascote

Um estudo realizado pelo Mahattanville College, de Nova York, aponta que pessoas que têm animais de estimação são mais felizes que aqueles que não possuem mascotes. Além disso donos de cachorros são mais felizes, conscientes e menos neuróticos do que quem possui um gato de estimação.

Na pesquisa batizada de “Seu filhote é amoroso? Examinando o relacionamento entre bichos de estimação e bem-estar”, os cientistas observaram 263 pessoas que tinham gatos e cachorros de estimação e como era a relação entre donos e animais.

O estudo chegou a duas conclusões: donos de animais são mais satisfeitos com a vida do que quem não possui um mascote e pessoas que têm cachorros apresentam um nível de bem-estar mais elevado do que as que optaram por criar gatos.

Essa não é a primeira vez que uma pesquisa desse tipo é feita. O documentário “Gatos x cachorros” elaborado pela BBC, de Londres, aponta que os cachorros amam mais os seus donos do que os outros animais.

O neurocientista Paul Zak, responsável por conduzir o levantamento, explica. “Temos grandes provas de que os cachorros amam mais os humanos. Alguns estudos já mostraram que, quando os donos de cachorros interagem com eles, ambos liberam oxitocina, um hormônio ligado ao prazer. Por exemplo, quando vemos nossa mulher ou filhos, o seu nível em nossa corrente sanguínea aumenta de 40% para 60%”.

Na pesquisa, o cientista coletou amostras nas salivas de dez felinos e dez cachorros dez minutos antes da interação com os donos e logo após o fim das brincadeiras. O nível do hormônio que indica a felicidade dos animais apontou um crescimento de 57,2% nos cachorros e apenas 12% nos gatos.

“Isso mostra como os cachorros realmente se importam com seus donos”, explica Zak.

 

 

Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui