.

Pesquisar

Capa da Edição Impressa

capa impressa edição 270

Eleições 2014

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para deputado estadual?

Saiba como alienar ou desalienar seu veículo financiado
Seg, 28 de Fevereiro de 2011 10:41

Quem adquire um veículo financiado deve ficar atento aos procedimentos exigidos pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) para realizar a chamada alienação fiduciária. Trata-se de um serviço de alteração de cadastro de veículo em que os documentos são impressos em nome do proprietário, com a observação de que o veículo está sendo financiado pelo banco ou financeira. Após a quitação de todas as parcelas do veículo, o proprietário deve retornar ao Detran para fazer a desalienação fiduciária, onde só o nome do proprietário estará no documento.

Antes de se dirigir ao Detran para realizar o serviço de alienação ou desalienação, o proprietário do veículo financiado deve certificar-se com a financeira de que a mesma já efetuou a inclusão / exclusão do gravame no sistema do órgão. O gravame é o vínculo ou um contrato que impede que o veículo financiado ou dado como garantia seja comercializado durante a vigência do contrato.

Para dar entrada nos serviços é necessário que o proprietário, se pessoa física, se dirija à Central de Atendimento ou unidades do Detran-Ba com originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e o Certificado de Registro de Veículos (CRV) mais conhecido como DUT.

Se pessoa jurídica, estatuto e ata (sociedade anônima), contrato social e cartão do CNPJ devidamente registrado na JUCEB (cópia autenticada), RG e CPF dos sócios (cópia). Depois é só efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 21,70 por cada serviço (alienação ou desalienação) e retornar ao Detran para receber o CRV e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Mais informações podem ser obtidas através do call center do Detran: (71) 3535-0888 ou pelo site www.detran.ba.gov.br.


Fonte: Ascom do DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar